Ir para conteúdo
  • 0

Rateio de valor em DAX


Abraão Lincoln
Ir para solução Solucionado por Dums ,

Pergunta

16 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Tenta esta medida:

Frete Rateio = 
VAR totalFrete = SELECTEDVALUE(fFrete[FRETE])
VAR contDocto = COUNTX(fFrete,fFrete[DOCUMENTO])
RETURN
    DIVIDE(totalFrete,contDocto)

 

Explicando:

a variável totalFrete irá receber o frete do contexto selecionado, aplicando em uma tabela que lista os documentos o frete do documento em questão (não pode ser sum devido o frete se repetir em todas as linhas que o documento está referenciado).

a varáivel condDocto vai contar quantos documentos existente com determinado código de documento, obtendo quantas vezes o documento se repete.

e o DIVIDE faz a média pra ti...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Dums disse:

Olá

 

Consegue anexar o pbix ou uma base em xls na dúvida @Albopbix ? ai podemos simular, mas creio que será um countx que precisará usar:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/countx-function-dax

 

Abraços...

Não deu certo! Está trazendo o cartão em branco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Certo, tu quer aplicar o resultado do rateio em um cartão? Você terá sempre apenas um documento selecionado no powerbi, e este valor tu quer exibir em um cartão, isso?

Segue o pbix dos testes que eu fiz aqui, se você selecionar um documento da tabela de documentos possíveis o card é carrega com aquele valor rateado, anexo também o xlsx que estou usando nos testes aqui... Por ex, o documento A, tenho 4 vezes ele na planilha excel no valor de R$ 1000, rateando seu valor é de R$ 250, neste caso se eu seleciono este documento, no cartão (que passa a ter um contexto) recebe o valor de R$ 250, se eu não selecionar nenhum documento o card fica em branco, pois ele não sabe qual rateio exibir....

card.PNG.b23cc7ee3152c53ed58e67049ea87da0.PNG

Caso não seja isso, detalha um pouco mais o teu objetivo/escopo para podemos ajudar...

 

Abraços...

frete.pbix frete.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 minutos atrás, Dums disse:

@Abraão Lincoln usando o que o @Rafa Lemos fez, segue com os filtros de faturados e não faturados...Capturar.PNG.7956859dfe3d6c500e47d6f26f6f08ff.PNG

frete (1).pbix 28 kB · 1 download

Muito obrigado @Dums

Solucionado com ambas as sugestões, tanto a do @Rafa Lemos como com o seu complemento. 

Sucesso e abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...