Ir para conteúdo
  • 0

Contagem SKU Condicional venda positivada.


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, por favor podem me ajudar com este tema..

Preciso contar a quantidade de SKU com criterio de COD PDV positivados ( ou seja ) positivação >0.

( media positivação)

Mas não consigo trazer esse valor total, nesse pbx em anexo eu consigo apenas o valor de 34,  não consegui compor dax com essa condicional.


meu resultado esperado nesse caso consta na planilha em anexo... é um total de 3.741 skus ao invés de 34

seguem anexo planilha com valor esperado...

 

Live49.pbix Resultado esperado.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Jeferson Souza!

Você pode adicionar as colunas que precisar relacionar nessa tabela criada com a SUMMARIZE, veja que adicionei a data e funcionou o filtro de período, porém a coluna de clientes existe apenas numa outra tabela de "Vendas", que não é a fVendas. Recomendo você revisar o seu modelo, a meu ver deveria existir apenas uma fVendas, talvez se necessário trazer as colunas da sua tabelas "Vendas" para a sua fVendas, criando uma única tabela Fato.

Nessa "Vendas" não achei a coluna PDV, por exemplo, daí não daria para agrupar os valores pelo PDV entendeu. Por causa disso não dá para criar essa tabela sumarizada a partir da "Vendas" , que é a tabela que tem o campo cdCliente, então não tem relacionar ela com a Dimensão Cliente e por sua vez não vai funcionar o filtro de clientes.

image.png.81f4d70fcfa796c19fdf5e068a90a7d6.png

image.png.7ddcb6ae1a772a7eaa9d7804374a8691.png

image.png.43dd2ddb850951db0d596f3c13c71869.png

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa tarde! 

Para meu entendimento eu concordo com a @Michele... 
Uma medida utilizando a função DISTINCTCOUNT com a CALCULATE filtrando fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0 atenderia ao seu objetivo. 

SKU v2 =
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(fVendas[SKU]),
    fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0
)



Sua medida Positivação:

Positivação =
CALCULATE(COUNTROWS(PDV),
FILTER(
    CROSSJOIN(
    VALUES(PDV[Cód. PDV]),VALUES(dProduto[SKU1])),
    [Total Qtd]>0))

 

Total Qtd = SUM(fVendas[# Sell-Out (R$)])






Positivação com alteração utilizando a função DISTINCTCOUNT ... os mesmos 34 itens  

image.png.445c1d788a7eb808663a0d77fb17924c.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
19 minutos atrás, Tiago Craici disse:

Boa tarde! 

Para meu entendimento eu concordo com a @Michele... 
Uma medida utilizando a função DISTINCTCOUNT com a CALCULATE filtrando fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0 atenderia ao seu objetivo. 

SKU v2 =
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(fVendas[SKU]),
    fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0
)



Sua medida Positivação:

Positivação =
CALCULATE(COUNTROWS(PDV),
FILTER(
    CROSSJOIN(
    VALUES(PDV[Cód. PDV]),VALUES(dProduto[SKU1])),
    [Total Qtd]>0))

 

Total Qtd = SUM(fVendas[# Sell-Out (R$)])






Positivação com alteração utilizando a função DISTINCTCOUNT ... os mesmos 34 itens  

image.png.445c1d788a7eb808663a0d77fb17924c.png

@Michele e @Tiago Craici Boa tarde!
Tudo bem ?

Concordo com vocês, da forma que coloquei seria contagem distinta por SKU mesmo..

reformulando o que preciso, é possível criarmos uma dax que faça a contagem e soma de SKU´s por cod do PDV..

Exemplo o PDV x teve movimento de 03 skus distintos e o sku Y teve 02..

ai eu preciso desse total de 05 skus 


é possível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Admin

Boa noite @Jeferson Souza

Veja se atende.

Na tabela fVendas criei uma nova coluna concatenando PDV + SKU com a medida abaixo:
image.png.d6ae08997890a9438d3811b747e7bfcb.png

PDVSKU =
CONCATENATE(fVendas[Cód. PDV], fVendas[SKU])



Em seguida criei a medida para contagem distinta considerando Sell-Out < 0:

Distinc PDV e SKU =
CALCULATE(DISTINCTCOUNT(fVendas[PDVSKU]),
fVendas[# Sell-Out (R$)] <0)



Resultado:
image.png.e26d601d4cbe013896f3970d6526d8b9.png


Segue em anexo arquivo pbix para entendimento.
Sucesso !🚀

 

Jeferson.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Jeferson Souza!

Não sei se o que você queria era ajustar o total na tabela, caso sim, creio que isso aqui lhe atenda.

Obs.: eu criei uma tabela para montar de forma distinta a quantidade de SKU por PDV, e então usar isso para somar na medida, mas eu tenho impressão que daria para fazer tudo via medida, porém não uso tanto a SUMMARIZE então não consegui lembrar como fazer para usar dentro.

Na medida veja que eu valido se o contexto é de PDV, se sim faz o DISTINCTCOUNT normal, senão faz a soma desses valores distintos por PDV e mostra no total esse valor somado, e não o 34 como antes.

Segue o .pbix caso queira analisar.

image.png.a6735f0332191bcee09aebd624d99d54.png

Live49.pbix

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 20/10/2022 em 13:28, Tiago Craici disse:

Boa tarde! 

Para meu entendimento eu concordo com a @Michele... 
Uma medida utilizando a função DISTINCTCOUNT com a CALCULATE filtrando fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0 atenderia ao seu objetivo. 

SKU v2 =
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(fVendas[SKU]),
    fVendas[# Sell-Out (R$)] > 0
)



Sua medida Positivação:

Positivação =
CALCULATE(COUNTROWS(PDV),
FILTER(
    CROSSJOIN(
    VALUES(PDV[Cód. PDV]),VALUES(dProduto[SKU1])),
    [Total Qtd]>0))

 

Total Qtd = SUM(fVendas[# Sell-Out (R$)])






Positivação com alteração utilizando a função DISTINCTCOUNT ... os mesmos 34 itens  

image.png.445c1d788a7eb808663a0d77fb17924c.png

Obrigado Amigo!
consegui utilizar esse contexto em outra dax, agradeço pela ajuda 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 21/10/2022 em 11:37, Michele disse:

Olá @Jeferson Souza!

Não sei se o que você queria era ajustar o total na tabela, caso sim, creio que isso aqui lhe atenda.

Obs.: eu criei uma tabela para montar de forma distinta a quantidade de SKU por PDV, e então usar isso para somar na medida, mas eu tenho impressão que daria para fazer tudo via medida, porém não uso tanto a SUMMARIZE então não consegui lembrar como fazer para usar dentro.

Na medida veja que eu valido se o contexto é de PDV, se sim faz o DISTINCTCOUNT normal, senão faz a soma desses valores distintos por PDV e mostra no total esse valor somado, e não o 34 como antes.

Segue o .pbix caso queira analisar.

image.png.a6735f0332191bcee09aebd624d99d54.png

Live49.pbix 1 MB · 3 downloads

@Michele, tudo bem ?

Agradeço demais pela ajuda, é este o cálculo, só faltou eu enviar uma parte, pq eu tenho as dimensões de calendário e clientes , e não consegui siltrar no meu modelo  e agora preciso encaixar nesse contexto, vc pode me ajudar novamente por favor ?

 

Live49 (7).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 24/10/2022 em 20:28, Michele disse:

Olá @Jeferson Souza!

Você pode adicionar as colunas que precisar relacionar nessa tabela criada com a SUMMARIZE, veja que adicionei a data e funcionou o filtro de período, porém a coluna de clientes existe apenas numa outra tabela de "Vendas", que não é a fVendas. Recomendo você revisar o seu modelo, a meu ver deveria existir apenas uma fVendas, talvez se necessário trazer as colunas da sua tabelas "Vendas" para a sua fVendas, criando uma única tabela Fato.

Nessa "Vendas" não achei a coluna PDV, por exemplo, daí não daria para agrupar os valores pelo PDV entendeu. Por causa disso não dá para criar essa tabela sumarizada a partir da "Vendas" , que é a tabela que tem o campo cdCliente, então não tem relacionar ela com a Dimensão Cliente e por sua vez não vai funcionar o filtro de clientes.

image.png.81f4d70fcfa796c19fdf5e068a90a7d6.png

image.png.7ddcb6ae1a772a7eaa9d7804374a8691.png

image.png.43dd2ddb850951db0d596f3c13c71869.png

Olá @michele, deu certo !

e super obrigado!

As duas tabelas não deveriam existir, já desconsiderei uma do meu modelo.

Agradeço pela ajuda!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...