Ir para conteúdo
  • 0

Acumulado sem quebrar pela data


andresouza
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma métrica acumulada por ano e mês e agora eu  preciso criar uma que seja acumulada por um período sem quebrar pela data, ela vai somando  ano a ano, ou seja,  independente do mes que seja selecionado o valor ANUAL não deve ser alterado.

 

A métrica do acumulado do ano é abaixo, porém ela continua quebrando por mês. 

Acumulado 2 =
    CALCULATE(SUM(tb_financeiro[valor_previsto]),
    FILTER(
       ALLEXCEPT(dim_calendario,dim_calendario[Mês]),
        (dim_calendario[Ano]) <= max(dim_calendario[Ano])))

 

Resultado
image.png.9b13e6299d40f1a1781a48b83ddc6fc9.png

Caso eu mude o mes, o valor deve permanecer mas não é o que acontece

image.png.619f6179925c01b090071816b04f1597.png

 

Assim que eu conseguir mascarar os dados do PBX eu posso postar.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@andresouza, boa noite amigo.

Conseguiu encontrar a solução esperada?

Gentileza marcar qual a solução apresentada foi a mais adequada para o seu case.

Caso não tenha encontrado ainda, gentileza esclarecer melhor qual o resultado desejado - porque eu fiquei em dúvidas do que você deseja.

Até fiz outra solução aqui, mas ainda não tenho certeza se seria o que vc deseja de fato:

image.png.671e06745e88df7bc30bbc0c8a662301.png

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí, amigo.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, andresouza disse:

Boa tarde Pessoal,

Tenho uma métrica acumulada por ano e mês e agora eu  preciso criar uma que seja acumulada por um período sem quebrar pela data, ela vai somando  ano a ano, ou seja,  independente do mes que seja selecionado o valor ANUAL não deve ser alterado.

 

A métrica do acumulado do ano é abaixo, porém ela continua quebrando por mês. 

Acumulado 2 =
    CALCULATE(SUM(tb_financeiro[valor_previsto]),
    FILTER(
       ALLEXCEPT(dim_calendario,dim_calendario[Mês]),
        (dim_calendario[Ano]) <= max(dim_calendario[Ano])))

 

Resultado
image.png.9b13e6299d40f1a1781a48b83ddc6fc9.png

Caso eu mude o mes, o valor deve permanecer mas não é o que acontece

image.png.619f6179925c01b090071816b04f1597.png

 

Assim que eu conseguir mascarar os dados do PBX eu posso postar.

 

Obrigado

Mano, ela continua quebrando por mês porque você ta usando o ALLEXECEPT com o mês dentro.

Logo ele ta considerando o contexto de mês

use somente o ALL na tabela dCalendario toda, ou se você quer que quando mude para o ano 2023 ele começar a acumular 2023 no seu all except coloque a coluna de ANO e não a de mês.

O que você escreveu ali é para ele desconsiderar tudo menos o mês o que é justamente o cara que tu quer que desconsidere.

as duas opções são:
Usar só o ALL na dCalendario que ai ele vai acumular eternamente não importa o filtro que você colocar 

Usar o AllEXCEPT só que o segundo parametro tem que ser a coluna de ano, que ele vai desconsiderar os meses mas quando você mudar de ano ele vai acumular aquele ano que ta no filtro.

------ FICARIA ASSIM ------

Acumulado 2 =

    CALCULATE(SUM(tb_financeiro[valor_previsto]),

    FILTER(

       ALLEXCEPT(dim_calendario,dim_calendario[Ano]),

        (dim_calendario[Ano]) <= max(dim_calendario[Ano])))

 




Caso essa resposta tenha te ajudado, pode marcar como correta?

Editado por paulocesarmlf
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, paulocesarmlf disse:

Mano, ela continua quebrando por mês porque você ta usando o ALLEXECEPT com o mês dentro.

Logo ele ta considerando o contexto de mês

use somente o ALL na tabela dCalendario toda, ou se você quer que quando mude para o ano 2023 ele começar a acumular 2023 no seu all except coloque a coluna de ANO e não a de mês.

O que você escreveu ali é para ele desconsiderar tudo menos o mês o que é justamente o cara que tu quer que desconsidere.

as duas opções são:
Usar só o ALL na dCalendario que ai ele vai acumular eternamente não importa o filtro que você colocar 

Usar o AllEXCEPT só que o segundo parametro tem que ser a coluna de ano, que ele vai desconsiderar os meses mas quando você mudar de ano ele vai acumular aquele ano que ta no filtro.

------ FICARIA ASSIM ------

Acumulado 2 =

    CALCULATE(SUM(tb_financeiro[valor_previsto]),

    FILTER(

       ALLEXCEPT(dim_calendario,dim_calendario[Ano]),

        (dim_calendario[Ano]) <= max(dim_calendario[Ano])))

 




Caso essa resposta tenha te ajudado, pode marcar como correta?

Fala meu brother,  ela continua quebrando por mês com a função ALL. o ideal é o acumulado não mudar o valor  mes a mes e sim ano a ano  (somar o valor do ano 2022 com o 2023 e assim por diante)
Obrigado pela resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite @andresouza. Tudo bem amigo?

Veja se a solução abaixo atende a sua necessidade:

image.png.fb567f7c734d785861eb54b548c68057.png

Dessa maneira, ela irá considerar o valor fixo do ano do contexto independente do filtro aplicado.

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí....

Bom dia irmão,  Ainda não resolveu porque eu preciso filtrar o range de anos e nesse caso não deu.  
vou postar o PBX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, andresouza disse:

Fala meu brother,  ela continua quebrando por mês com a função ALL. o ideal é o acumulado não mudar o valor  mes a mes e sim ano a ano  (somar o valor do ano 2022 com o 2023 e assim por diante)
Obrigado pela resposta.

Mano, consegue explicar dnv então?

Porque pelo o que você escreveu parece que você quer só acumular dentro do ano sem que o filtro de mês influencie que é justamente o que a minha resposta e a do rodrigo faz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, paulocesarmlf disse:

Mano, consegue explicar dnv então?

Porque pelo o que você escreveu parece que você quer só acumular dentro do ano sem que o filtro de mês influencie que é justamente o que a minha resposta e a do rodrigo faz.

Resumidamente, preciso que acumule Ano a ano, respondendo apenas ao filtro de ano.
Se eu colocar o range 2022 a 2025, ele mostra o valor (é um valor previsto de investimento) no gráfico  o total desse range.

Eu tenho o valor previsto do ano, mês (a métrica que quebra por mês está correta) e o valor de realização.

Estou arrumando o pbx para postar e melhorar o entendimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 minutos atrás, andresouza disse:

O pbx só com  que eu preciso.

 

Obrigado pessoal.

pbx - valor acumulado.pbix 9 MB · 0 downloads

Mano, consegue acrescentar valor de outro ano? pq só com o de 2022 não da pra saber se ta fazendo oq tu quer que é mudar só de ano a ano. No seu exemplo só possui 1 ano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

@andresouza, boa noite amigo.

Conseguiu encontrar a solução esperada?

Gentileza marcar qual a solução apresentada foi a mais adequada para o seu case.

Caso não tenha encontrado ainda, gentileza esclarecer melhor qual o resultado desejado - porque eu fiquei em dúvidas do que você deseja.

Até fiz outra solução aqui, mas ainda não tenho certeza se seria o que vc deseja de fato:

image.png.671e06745e88df7bc30bbc0c8a662301.png

Espero que tenha ajudado.

Sucesso aí, amigo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Na imagem fica melhor explicado.

Valor previsto anual (barra cinza) =  é um valor disponibilizado no ano para a equipe
valor previsto Mensal ( tracejado) = é um valor disponibilizado no mes para a equipe dentro do anual.
Valor realizado  (barra azul)  = valor utilizado que foi disponibilizado.


O valor de 29.5 milhões (barra cinza) é o valor ANUAL, o tracejado é o valor mensal (acumulado). A barra azul é o valor de realização.
eu preciso que no filtro, o valor da barra cinza se altere (acumulando ano a ano)  apenas quando mudar o ano, se mudar o mês a barra azul altera mas a cinza se mantém.
 

 

Obrigado pela ajuda.

image.png.6d6bd2c3d5808cdb93c07b36de75557b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...