Ir para conteúdo
  • 0

Cálculo de horas úteis do chamado em aberto (Expediente da empresa diferenciado)


Reginaldo Batista
Ir para solução Solucionado por Edson Igari ,

Pergunta

  • Alunos

Olá pessoal,
Espero que estejam todos bem!!
Eu estou com uma prévia de atuar numa construção de um projeto de dashboard de Gestão de Chamados de Prestações de Serviços em Telefonia

Qual a necessidade? Cálculo de horas úteis do chamado em aberto! A questão dos dias úteis Ok, tenho isto mapeado e entendido para a Dcalendario

Entretanto o que tá pegando é o seguinte, a empresa considera expediente de:

  • segunda-feira a sexta-feira turno único das 08:00 às 12:00 - 14:00 às 18:00 (2 hrs de almoço);
  • sábado das 08:00 às 12:00 ;

Alguém já fez algo em DAX com essas características?
Obrigado desde já!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Reginaldo Batista, blz! Se vc tem a informação das horas, basta criar uma dimensão hora (arquivo anexo) pelo power query e criar uma coluna binária nela onde 1 igual a hora útil e 0 não útil. Ai é só filtrar na medida seguindo o mesmo conceito de dias úteis.

Caso tenha ajudado, peço a gentileza de marcar o tópico como solucionado. Se precisar de ajuda, manda uma amostra dos dados.

Abraço

Criar Dimensão Hora.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, edigari disse:

@Reginaldo Batista, blz! Se vc tem a informação das horas, basta criar uma dimensão hora (arquivo anexo) pelo power query e criar uma coluna binária nela onde 1 igual a hora útil e 0 não útil. Ai é só filtrar na medida seguindo o mesmo conceito de dias úteis.

Caso tenha ajudado, peço a gentileza de marcar o tópico como solucionado. Se precisar de ajuda, manda uma amostra dos dados.

Abraço

Criar Dimensão Hora.txt 2 kB · 1 download

@edigariagradecido pelo texto e pelo script. Eu vou preparar uma base fictícia para testar e assim que realizar o teste, retorno aqui para fechar o tópico e credenciar sua solução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Reginaldo Batista, nem precisou da dimensão hora. Talvez precise de ajuste, pois considerei o que estava na base, máximo de 1 dia para abertura. Caso precise, me avisa que a gente vê. OBS: vc tem que separar data e hora em duas colunas, por isso criei uma cópia da sua fato.
image.png.908e417177de09eca7b3058824ce0896.png

1637572037_DashboardTesteChamados.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @edigari, grato pela solução. Infelizmente eu identifiquei que deixei gaps na base:
Eu não considerei nos casos de chamados inclusos no sábado de manhã, a abertura dos mesmos na segunda-feira de manhã, com isto eu não pude identificar o tempo de abertura considerando que sábado o expediente encerra-se ao meio-dia. Terei que fazer ajustes na base.

Mas agradeço demais pela ajuda por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...