Ir para conteúdo
  • 0

Fazer com que o Tooltip permaneça com todos os meses do ano


Elderap
Ir para solução Solucionado por Elderap ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal,

 

Eu tenho diversos visuais que utilizo um gráfico de barras com a consolidação das vendas (pode ser produto, cliente, região e etc.) e também um tooltip que envolve uma evolução mensal comparando o resultado do ano atual com o do ano anterior, conforme abaixo:

image.png.c0764ab6f2480457f58210fbb97964b9.png

 

No entanto, quando eu utilizo um filtro externo para visualizar apenas o resultado do mês correte, por exemplo, o tooltip também respeita este mesmo contexto e fica assim:

 

image.png.3d8ef37d8bdfdd080f87d8ffc3333c4f.png

 

Sei que se fosse um visual normal, eu poderia editar relacionamentos e dizer que este visual não seria afetado pelo filtro de mês, no entanto, como o que eu preciso é que o filtro de mês não funcione no tooltip e não no visual original, não consigo fazer que ele sempre mostre a evolução mensal, independentemente do mês que esteja marcado no filtro externo para mês. Obs: o filtro de ano precisa ser respeitado, pois, trata-se sempre das vendas do período atual em relação ao período anterior.

Caso alguém saiba a solução, será muito importante para os meus trabalhos.

 

Att

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Boa tarde pessoal,

 

Retornando aqui para mostrar que consegui resolver o problema, em fiz duas fórmulas distintas na parte de comparação com o mesmo período do ano anterior. A primeira fórmula ela serve para os visuais principais, para que eu possa ver o quanto se cresceu proporcionalmente ao período atual, sem considerar o restante do ano no cálculo, desta forma:

Venda Per. Ant. Qtd. = CALCULATE(
[Total Vendas Qtd],
CALCULATETABLE(
SAMEPERIODLASTYEAR(dCalendario[Data]),
dCalendario[Possui vendas?]=TRUE()))

Onde na tabela dCalendario, eu adicionei uma validação para o período onde há vendas, conforme está no curso do Leonardo.

Só que para os visuais do tooltip, onde eu quero que sempre apareça o período passado inteiro, eu usei nestes gráficos a fórmula sem a calculatetable, assim:

 

Venda Per. Ant. Qtd. (gráfico) = CALCULATE(
[Total Vendas Qtd],
SAMEPERIODLASTYEAR(dCalendario[Data]))

 

Agora resolveu dois problemas meus, tanto a parte da análise comparativa proporcional como o tooltip com o período de tempo completo.

 

Agradeço a ajuda de todos.

 

  • Like 2
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Rafa Lemos disse:

Elder, 
Boa tarde!

Na página do Tooltip, desabilita a opção de manter todos os filtros.

image.png.e0e018e7f797a5cf81644180c5e88069.png

 

Olha como ficou um teste rápido que fiz:
image.png.a20fb227b767b846e5857d26aa4f7baa.png

 

Só tem que cuidar a questão dos anos, porque remove todos os filtros.
Talvez tenha que fazer um filtro na página do tooltip.

Olá Rafa, 

Então, desabilitar todos os filtros faz com que o tooltip não assuma o contexto do visual que ele está aplicado, então além do ano, a própria venda do cliente, por exemplo, que eu estou passando o mouse em cima não se torna mais o contexto para o tooltip que sempre apresentará o resultado geral sem filtros. Se fosse só o ano, eu até poderia sincronizar um filtro externo de ano e deixar oculto de alguma forma, mas, o problema é que existem contextos internos também nos visuais que precisam ser respeitados. O cenário ideal seriam "respeite todos os filtros, exceto mês".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
15 minutos atrás, Rafa Lemos disse:

Elder,
Boa tarde!

Dessa maneira, você precisa criar uma medida somente para esse tooltip e fazer teste.
O primeiro que faria seria REMOVEFILTERS(dCalendario[Mes])

Rafa, eu tentei também o REMOVEFILTERS, mas, ainda continua considerando o filtro, como pode ver abaixo:

 

image.thumb.png.15e2e64f4453a187cbd1b291bd5fff98.png

 

O visual está bagunçado pq foi só o teste com o filtro, tanto na própria página do tooltip como na página principal.

 

Apenas para relatar o que funciona:

 

Se eu deixar o mês como eixo, ele não funciona removendo o filtro de mês, mas, se eu colocar: ano, cliente e etc. ele funciona e se eu retirar o mês do eixo, ele funciona também.

 

É como se o que estiver no eixo X ele não respeita a fórmula.

 

Tens uma ideial do que poderia ser?

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Rafa Lemos disse:

Consegue mandar uma base exemplo?
Será mais fácil ajudar.
Eu não tenho nada parecido com o exemplo que passou.

Boa tarde Rafa,

Criei um exemplo rapidamente para você ver. No painel principal tem o filtro de ano e mês, quando o ano está em 2020  e os meses estão como todos, o tooltip funciona corretamente, mostrando a evolução de todos os meses, mas, quando eu filtro só janeiro, por exemplo, o que eu gostaria era que o visual da página, ou seja, o gráfico de barras filtrasse pelo mês, mas, o tooltip continuasse mostrando a evolução mensal, para que eu continue mantendo a referência de um período completo na análise entende, para saber se o mês está indo bem ou não, sem precisar ficar mudando o filtro de mês toda hora para o mês atual e todos.

Tooltip ok

image.thumb.png.2993fc4ca0a54b003519eca5600d3716.png

 

Tooltip filtrado (que eu não gostaria):

 

image.thumb.png.3ef38e9e5c6b0773f2860dface356d2e.png

Exemplo Tooltip.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 minutos atrás, Edutra disse:

@Elderap já passei por esse problema, você precisa desativar "Manter todos os filtros" e arraste os campos que você quer que influencie o visual para o campo logo abaixo. Isso vai resolver seu problema.

Abraço

image.png.ae6a78e7f1c9816b4ddce5fc0a551e35.png

image.png.5a1ec809f7d1823e3a0e4a0a494bca3d.png

Olá Edutra,

 

Eu tentei fazer desta forma, mas, não deu certo. Eu vi que no exemplo que colocastes, não há dimensões de tempo, talvez seja isto que não está dando certo no meu, por envolver tempo. Quando eu tiro a parte de manter todos os filtros, os meses passam a ficar completos, mas, os resultados ficam o somatório de todos os anos, mesmo o ano tendo sido incluído na parte dos filtros que devem permanecer.

Tens como testar esta parte do tempo aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Elderap, conseguiu resolver ? Estou com o mesmo problema de ToolTip mas em contexto um pouco diferente.

Se você não achou a solução, acho que vou abrir outro post, se eu achar uma solução te aviso.

Também tentei todas as configurações possíveis de ToolTip e filtros mas não resolveu. Provavelmente a solução está em alguma função de DAX (também testei várias funções mas não resolveu .... REMOVEFILTER, ALL, ALLSELECTED, ... ).

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

@Elderap, conseguiu resolver ? Estou com o mesmo problema de ToolTip mas em contexto um pouco diferente.

Se você não achou a solução, acho que vou abrir outro post, se eu achar uma solução te aviso.

Também tentei todas as configurações possíveis de ToolTip e filtros mas não resolveu. Provavelmente a solução está em alguma função de DAX (também testei várias funções mas não resolveu .... REMOVEFILTER, ALL, ALLSELECTED, ... ).

Valeu.

Olá Nelson, tudo bem?

 

Aqui eu fiz o seguinte:

Eu deixei sempre todos os meses selecionados, no entanto, para que não tivesse problema no comparativo com o ano anterior, eu fiz uma condicional na tabela dCalendário seguinte forma:

Incluí uma coluna assim: 

Possui venda? = dCalendario[Data] <= max(fVendas[DataFatura])

Assim ele retorna um "verdadeiro" ou "falso" para cada linha, mostrando se até aquele dia teve venda ou não.

Depois, eu peguei o cálculo do período anterior e fiz o seguinte:

Total Vendas R$ Per. Ant. = CALCULATE (
[Total Vendas R$],
CALCULATETABLE (
SAMEPERIODLASTYEAR ( dCalendario[Data] ),
dCalendario[Possui venda?] = TRUE ()
)
)

Ou seja, ele passou a calcular os comparativos considerando exatamente a mesma data do ano anterior, assim, mesmo com todos os meses selecionados, os comparativos sempre ficam proporcionais. Então uso esta medida nos comparativos e quando quero usar o gráfico com todos os meses do ano anterior (no tooltip ou em um gráfico normal) a medida dele fica sendo assim:

Total Vendas R$ Per. Ant. (gráfico completo) = CALCULATE ( [Total Vendas R$],
SAMEPERIODLASTYEAR ( dCalendario[Data] ) )
 

No comparativo, sempre compara com o período exato do dia atual e na visualização eu pego todo o ano.

Queria saber se tens alguma dúvida?

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Então deixa ver se eu entendi direito:

Ao invés de tentar "consertar" o ToolTip para aparecer todos os meses, mesmo quando filtra, você criou medidas para filtrar o gráfico principal de barras horizontais e de quebra ainda criou uma medida para o Dcalendario mostrar datas até a última venda, para não mostrar meses que ainda não aconteceram vendas.

É isso ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 09/04/2021 em 17:14, Nelson Kobayashi disse:

Então deixa ver se eu entendi direito:

Ao invés de tentar "consertar" o ToolTip para aparecer todos os meses, mesmo quando filtra, você criou medidas para filtrar o gráfico principal de barras horizontais e de quebra ainda criou uma medida para o Dcalendario mostrar datas até a última venda, para não mostrar meses que ainda não aconteceram vendas.

É isso ?

Seria o seguinte:

Eu não preciso mais ter filtros externos de meses, pois, minha análise atual não fica comprometida, quando se trata de comparativos, ou seja, todo comparativo que tem no meu painel, está comparando sempre do meu último dia de vendas atual, com o mesmo período do ano passado (por causa da fórmula que descrevi anteriormente), então deixei de ter comparativos desiguais como por exemplo: antes de fazer isto, se eu deixasse todos os meses selecionados, o crescimento de vendas ficava comparando vendas até abril, com todo o ano de 2020 e hoje não, compara só vendas até o dia 12/04/21 com vendas até 12/04/20.

Isto possibilitou que eu tivesse meu tooltip com todo o ano anterior, sem que fosse preciso "quebrar" todos os demais comparativos do painel, pois, todos eles ficam proporcionais, mesmo o gráfico exibindo todo o ano anterior nos tooltips.

Gostaria de saber se deu para entender?

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá. 

Deu pra entender sim. Realmente parece que o ToolTip tem limitação para reagir ao contexto.

No meu caso também achei uma solução alternativa, invertendo o tipo de Gráfico, começando pelo total por tipo e depois na ToolTip detalhando por mês, acabou ficando melhorque a ideia original.

Obrigado pela ajuda, só de conversarmos a respeito já abre a mente para inspirações originais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá. 

Deu pra entender sim. Realmente parece que o ToolTip tem limitação para reagir ao contexto.

No meu caso também achei uma solução alternativa, invertendo o tipo de Gráfico, começando pelo total por tipo e depois na ToolTip detalhando por mês, acabou ficando melhorque a ideia original.

Obrigado pela ajuda, só de conversarmos a respeito já abre a mente para inspirações originais.

Que bom que conseguiu chegar a um modelo satisfatório. Realmente a troca de experiências ajuda muito a trazer novas ideias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...