Ir para conteúdo
  • 0

Criar indicadores com valores repetidos


Felipe Buzatti
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite, pessoal. Tudo bem?
O problema que estou encarando é o seguinte. Tenho uma tabela com informações das lojas de um shopping. E em cada coluna constam diversas informações, inclusive a área da loja. E eu preciso criar indicadores com esses valores, como média, maio, menor. 
Porém...
Não tenho acesso e não posso alterar o banco de dados. Quando eu pesquiso nessa tabela o código da loja, ela vem com várias linhas, porque têm algumas informações que mudam, mas não a dá área. Então eu tenho, por exemplo, 10 linhas daquela loja, informações diferentes nas colunas, mas na coluna da área o valor se repete por 10x. E quando coloco num card, não consigo trazer só o único valor, mas a soma dos 10. 
Alguém sabe como fazer para eu conseguir um card com o valor único da área, e depois fazer com as outras lojas uma média da área, além do maior valor e menor valor?
Algo assim: 

CódigoLoja Mensaliddade visitantes        área
1a110 1000 10 75
1a110 1001 11 75
1a110 1002 12 75
1a110 1003 13 75
1a110 1004 14 75
1a110 1005 15 75
1a110 1006 16 75
1a110 1007 17 75

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Felipe Buzatti Olha é difícil dizer se é a melhor opção sem analisar o seu modelo/Negócio.

Entendo essa sua Métrica como sendo Semi-Aditiva, que dependendo da dimensão dá para somar, mas em outras situações não dá.

No link abaixo tem alguns detalhes sobre os tipos de métricas:

https://rafaelpiton.com.br/blog/data-warehouse-tipos-metricas/

Fiz um modelo aqui, depois diz se te atende:

Sem filtro de loja:

image.png.77c8fe7dfd6639ef533f3022f2399091.png

 

Com Filtro Loja:

image.png.d3c51151693c41cfd0b8ee1ada1a4f3f.png

 

A medida de Area criada foi:

Qtd Area = 
SUMX( 
    ADDCOLUMNS(
        SUMMARIZE(
            fDados,
            fDados[CódigoLoja],
            fDados[Area] 
        ),
        "Data_Max",
        CALCULATE(
            MAX(fDados[Data])
        )
    ),[Area]
)

 

Basicamente a medida esta Sumarizando a tabela, com base na loja e na área, depois adiciona uma coluna que pega a Data Máxima, caso queira ver do ponto de vista de data. em seguida é somado a área, que nesse caso como os valores são iguais vai ser uma soma de um valor, a menos que a área também mude em algum momento.

Resultado da agregação visualizando no DAX Studio:

image.png.fd19a438974b8d1a5825193e564bde4a.png

 

Em anexo segue PBIX

 

OBS: Sempre anexe uma base e um PBIX conectado a ela, modelo simples mesmo, pois isso facilita demais.

Felipe Buzatti - Criar indicadores com valores repetidos.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

print.png.141365e218f235c083d3935d339a2b3d.png

 

@RodrigoSan A tabela é essa. Eu não tenho acesso ao PowerQuery. Como pode ver o código da loja é 4354, e a área é de 76,19. Eu estou com dificuldade de transformar esse dado em um número só pra usar em fórmulas. Vou precisar fazer uma de Aluguel/m², por exemplo. Para mostrar só o 76,19 num card, consegui através da fórmula 
Calculate(
Max(Tabela[areaprivativa]),
Distinct(cliente)
)
Assim, no card, sai direitinho o valor de 76,19, uma vez que por mais que seja o maior, o valor é o mesmo. 

Nesse caso, saberia se tem alguma fórmula pra trazer o valor, mas sem ser utilizando o MAX? Tá dando certo, tá trazendo os número que preciso, mas não sei se é a melhor opção

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Felipe Buzatti tudo bem?

Você precisa de todos os registros para o mesmo cliente? ou há alguma regra? como considerar o mais recente, o mais antigo ou algo assim?

Se não precisa de tudo penso que a melhor maneira seria trazer somente os únicos, tratando no Power Query ou na View, ou de alguma outra forma que vai depender de como está conectando aos dados.

Você disse que não tem acesso ao Power Query, qual o seu cenário? está consumindo de um fluxo de dados? ou só tem acesso ao arquivo de visualização? Em sendo isso não consegue solicitar para quem tem acesso remover os registros duplicados?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Frank Figueredo Seriam, nesse caso, os mais recentes. E eles vêm direto do banco de dados que não tenho acesso. Eu tenho só a de visualização mesmo. Nada de power query.

Em cada linha, em determinada coluna, o valor é diferente. Por isso não são "repetidos". Mas algumas colunas com dados que não mudam, como a metragem da loja, se repetem. E com esse único dado, no caso 76,19, preciso para outras contas também. Como aluguel/m², m² total de todas as lojas. A fórmula que falei tem ajudado, mas não sei se é a certa ou a melhor. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...