Ir para conteúdo
  • 0

Gráfico de Barras não respeita o tamanho quando valor do "Orçamento Realizado" é maior que o "Orçado"


andreteixeira
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal, tudo bem?

Estou com um problema no Gráfico de Barras, de que quando o meu valor do "Orçamento Realizado" (barra - eixo x) é maior que o "valor orçado", (linha tracejada - eixo y), a barra fica abaixo da linha, e o correto seria ficar acima

Isso para quando eu uso o orçamento do ano inteiro (janeiro a dezembro), por exemplo..

Ele só respeita "a proporção" quando eu filtro de janeiro a setembro..

Mexi nos 2 eixos para "Iniciar em 0", mas não deu certo..

Alguém sabe se pode ser um problema do Visual e se tem como resolver?

Obrigado!

grafico de barras.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @andreteixeira!

Assim está certo ?

image.thumb.png.9cc106e7fcff486d63abcad8e421843b.png

O problema era mesmo no limite máximo da linha secundária do eixo Y, como o @Rafa Lemos percebeu.

Fica no rolinho de tinta > Eixo Y (coluna) > Terminar (Neste caso eu mudei para 40 milhões, um valor um pouco acima do maior valor no gráfico).

image.png.792f30c63e7a4acbc74300b6ab358103.png

E tem que fazer o mesmo no eixo secundário:

Rolinho de Tinta > Eixo Y (Coluna) > Mostrar Secundário = ON > Terminar = 40 milhões

image.png.0f19efe32ac5414842ed480e2323671a.png

Antes, os dois eixos não batiam porque o eixo principal (colunas) estava na escala de 30 milhões e o eixo secundário (linha) estava na escala de 25 milhões.

Segue o arquivo PBIX com a configuração acertada.

Espero ter ajudado.

exemplo.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
15 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @andreteixeira!

Assim está certo ?

image.thumb.png.9cc106e7fcff486d63abcad8e421843b.png

O problema era mesmo no limite máximo da linha secundária do eixo Y, como o @Rafa Lemos percebeu.

Fica no rolinho de tinta > Eixo Y (coluna) > Terminar (Neste caso eu mudei para 40 milhões, um valor um pouco acima do maior valor no gráfico).

image.png.792f30c63e7a4acbc74300b6ab358103.png

E tem que fazer o mesmo no eixo secundário:

Rolinho de Tinta > Eixo Y (Coluna) > Mostrar Secundário = ON > Terminar = 40 milhões

image.png.0f19efe32ac5414842ed480e2323671a.png

Antes, os dois eixos não batiam porque o eixo principal (colunas) estava na escala de 30 milhões e o eixo secundário (linha) estava na escala de 25 milhões.

Segue o arquivo PBIX com a configuração acertada.

Espero ter ajudado.

exemplo.pbix 3 MB · 0 downloads

Sendo sempre cirúrgico!!!

Parabéns pela explicação.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @andreteixeira!

Tem como mandar um arquivo PBIX de exemplo desse gráfico, com dados fictícios?

Eu testei aqui de várias maneiras e não tive esse problema, a solução geralmente é colocar no eixo Y o valor mínimo = 0

Como é uma linha de Forecast, eu suspeito que seja um problema de relacionamento entre a tabela de dados e a tabela de calendário, já que geralmente um forecast tem uma coluna própria de datas.

Mas para ter certeza, só analisando o seu arquivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @andreteixeira!

Uma possível solução para esse caso é mexer nas configurações do visual, no rolinho de tinta:

Abra as opções do Eixo Y, se ativar os valores da escala do Eixo Y Principal e do Eixo secundário fica mais fácil de visualizar.

Vá até a opção de “Alinhar zeros” e ative-o.

image.png.fbe391ba13e408e62b6deb6e2cc9f87b.png

Mexendo nas configurações de alinhar zeros para resolver a sua pergunta, descobri um efeito colateral negativo ... A opção de "Alinhar Zeros" só fica disponível se você ativar "Mostrar Secundários" :

image.png.162628e7ff3cac13fa86ee1828e0399d.png

E se desativar "Mostrar Secundários" aqui no meu Power BI desktop, a opção de Alinhar Zeros desativa junto. Isso provavelmente será atualizado em algum momento pela Microsoft ...

 Aparecer esses números no eixo secundário não é bom porque nem sempre queremos que esses números apareçam e causem poluição visual, certo ?

 Então achei uma "Solução Técnica" também conhecida como gambiarra, que é mudar a cor do texto do eixo secundário para a mesma cor do fundo do visual (se o fundo do visual for degradê não vai dar certo...).

image.png.3377ab62ab82e7177d0c26db9a70b822.png

Espero que isso ajude a resolver.

Senão, mande uma amostra do seu PBIX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa tarde @Rafa Lemos e @Nelson Kobayashi! Tudo bem?

Peço desculpas na demora para retorno..

Eu acho que me equivoquei no visual usado.. no caso deste  que estou usando, é o "Gráfico de colunas agrupadas e linha" image.png.8e9a71985a583d012312d245f10e672d.png 

Chequei as orientações enviadas por vocês com as opções parecidas que tinha para ele, mas também não deram certo..

Rafa, 

Não alterei o limite máximo não.. está 25%

Nelson,

Estou anexando o "exemplo.pbix" e a base de dados para você poder reproduzir o problema..veja se ajuda na análise

Obrigado pessoal!

 

basedados.xlsx exemplo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 11/01/2022 em 16:56, Nelson Kobayashi disse:

Olá @andreteixeira!

Assim está certo ?

image.thumb.png.9cc106e7fcff486d63abcad8e421843b.png

O problema era mesmo no limite máximo da linha secundária do eixo Y, como o @Rafa Lemos percebeu.

Fica no rolinho de tinta > Eixo Y (coluna) > Terminar (Neste caso eu mudei para 40 milhões, um valor um pouco acima do maior valor no gráfico).

image.png.792f30c63e7a4acbc74300b6ab358103.png

E tem que fazer o mesmo no eixo secundário:

Rolinho de Tinta > Eixo Y (Coluna) > Mostrar Secundário = ON > Terminar = 40 milhões

image.png.0f19efe32ac5414842ed480e2323671a.png

Antes, os dois eixos não batiam porque o eixo principal (colunas) estava na escala de 30 milhões e o eixo secundário (linha) estava na escala de 25 milhões.

Segue o arquivo PBIX com a configuração acertada.

Espero ter ajudado.

exemplo.pbix 3 MB · 0 downloads

Boa tarde @Nelson Kobayashi,


Excelente explicação!! Muito obrigado!!


Estou fazendo mais alguns testes aqui no meu contexto real (onde tenho alguns filtros que são aplicados por RLS e modifica os valores), e pensando em uma solução em que o meu "limite máximo" talvez seria o maior valor dentre as medidas que tenho atualmente no visual (Realizado, Orçado, Realizado Ano Anterior)...

Pois aconteceu um caso de eu filtrar o ano de 2022, e o meu "Realizado Ano Anterior" em Março/2021 ser o maior valor dentre eles atualmente no contexto atual (Realizado, Orçado, Realizado (Ano Anterior)).. Dessa forma eu acho que não teria este novo problema, veja que o pontilhado está cortado:

 image.png.f8b76f705653a391e5eb7392fd588448.png

Obs: não temos dados de [Realizado] de Fevereiro a Dezembro de 2022 na base de dados, por isso não aparece as colunas..

Estou anexando um arquivo .pbix e base de dados com o caso acima atualizado.. 

Pensei em MAX, testando as condicionais para saber qual o maior valor dentro [Orçado], ]Realizado], [Realizado (Ano Anterior) e depois chamando a medida via "fx" no Limite Máximo, mas não sai do lugar 😕

Obrigado!!

basedados.xlsx exemplo.pbix

Editado por andreteixeira
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @andreteixeira!

Eu também estava meio que quebrando a cabeça pra obter esse valor do máximo através de medida em DAX pra deixar o máximo dinâmico.

Pelo que eu pesquisei, vai ter que usar a função SUMMARIZE pra criar uma tabela virtual.

Posso dar uma sugestão ? 

Abre um novo tópico lá no fórum para dúvidas de DAX, pois lá tem o Bruno Abdala e o Barony que vão matar essa charada em um segundo ... kkk eles são muito fera.

Talvez alguém até já tenha resolvido essa dúvida lá.

Abç.

Editado por Nelson Kobayashi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Nelson Kobayashi disse:

Olá @andreteixeira!

Eu também estava meio que quebrando a cabeça pra obter esse valor do máximo através de medida em DAX pra deixar o máximo dinâmico.

Pelo que eu pesquisei, vai ter que usar a função SUMMARIZE pra criar uma tabela virtual.

Posso dar uma sugestão ? 

Abre um novo tópico lá no fórum para dúvidas de DAX, pois lá tem o Bruno Abdala e o Barony que vão matar essa charada em um segundo ... kkk eles são muito fera.

Talvez alguém até já tenha resolvido essa dúvida lá.

Abç.

Bom dia @Nelson Kobayashi!

Muito obrigado mais uma vez pela ajuda e orientações! 

Vou abrir um novo tópico no fórum de DAX!

Abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...