Ir para conteúdo
  • 0

Mudar a exibição "(Em Branco)" sem alterar o resultado da medida


Rogério de Freitas Vieira
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Amigos, alguém sabe se existe uma maneira de mudar somente a exibição dos cartões cujo o resultado é BLANK para que, ao invés de exibir a literal "(Em Branco)", seja exibido algo menor como " - ", por exemplo?

Eu sei que existem alternativas para usar nas medidas como " IF(ISBLANK(..... " e tal, mas neste caso, o que eu preciso é mudar somente a exibição mas não o resultado da medida, ou seja, se a medida retorna BLANK, deve ser exibido " - " por exemplo. É como se o valor a ser exibido fosse uma propriedade do Cartão, assim como a cor o é.

Eu sinto falta de algo assim... Até seria mais interessante se existisse uma configuração para isso, onde eu informasse o que desejo exibir para dados nulos ou em branco.

Muito obrigado a todos e fico à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

@Rogério de Freitas Vieira Eu também desconheço essa configuração na propriedade do cartão. Eu vejo duas alternativas para resolver seu problema:

  1. Criar uma medida para cada cartão, onde você faz uma Condição (IF) pra ver se a medida está vazia (ISBLANK) se sim você exibe o "-" se não exibe a medida, e usa elas ao invés da original;
  2. A outra alternativa é similar, mas fazendo isso no Tabular Editor, onde não vai precisar criar novas medidas:
    1. Primeiro Instale o Tabular Editor caso ainda não tenha
    2. Depois vá em Ferramentas Externas e abra ele image.png.4a887b095c0606ef0a1ba9d4a4e8981c.png
    3. Depois vá em Tables, clique com o botão direito → Create New → Calculation Groupimage.png.29ec510031b755d34ffd910089cfb8a6.png
    4. Depois Renomeie a tabela criada conforme sua preferencia
      image.png.0dd46a0c8c3fa0ae101e49305c6db27f.png
    5. Em seguida Clique sobre ela → Create New → Calculation Itemimage.png.5e215d93a319416b5eec747aa2231be8.png
    6. Depois basta fazer uma condição, que basicamente checa se a medida está branca, se sim, coloca o "-" caso contrario coloca o valor da medida:
      image.png.25fe60196d28af99d4311967db7b25d9.png
    7. Outra opção seria colocar o zero ao invés do traço, caso queira basta então substituir a expressão acima por:
      image.png.da1e7947517f7e194c5adb843017633b.png
    8. Em seguida Salve as alterações feitas no Tabular Editor
      image.png.10e9221e0e336b1d5f706588e26fc10a.png
    9. Depois vá para o Power BI (ele vai dizer que houve alteração no modelo e vai pedir para atualizar), e para cada card que você quer ajustar, faça um filtro lateral nele, selecionando o Item calculado que acabou de criar
      image.thumb.png.a5be33db8d645998c3690e5db221425f.png
    10. Pronto, quando a medida estiver em branco agora exibirá o "-" ou o zero, caso tenha optado por ele.

OBS:

Caso ainda não saiba, o Tabular Editor é capaz de mudar a estrutura por trás do Power BI, logo antes de qualquer alteração, salve um backup por segurança, pois já houve relatos de pessoas perdendo o arquivo em versões anteriores da ferramenta.

Tenha em mente também que após usar ele, você não será mais capaz de usar medidas Implícitas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
9 horas atrás, Rafa Lemos disse:

@Rogério de Freitas Vieira bom dia!

Já testou a Função COALESCE (DAX) ?

Infelizmente, configuração não existe, precisamos resolver na medida mesmo e eu normalmente utilizo a COALESCE pra isso.

Opa! Obrigado pela resposta @Rafa Lemos, mas neste caso especificamente eu não queria alterar o resultado das medidas, eu só queria alterar a exibição mesmo.

Acho que vou criar algumas medidas específicas para ser exibidas nos cartões, e nelas sim, eu coloco a condicional a exibição do BLANK.

Valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
44 minutos atrás, Frank Figueredo disse:

@Rogério de Freitas Vieira Eu também desconheço essa configuração na propriedade do cartão. Eu vejo duas alternativas para resolver seu problema:

  1. Criar uma medida para cada cartão, onde você faz uma Condição (IF) pra ver se a medida está vazia (ISBLANK) se sim você exibe o "-" se não exibe a medida, e usa elas ao invés da original;
  2. A outra alternativa é similar, mas fazendo isso no Tabular Editor, onde não vai precisar criar novas medidas:
    1. Primeiro Instale o Tabular Editor caso ainda não tenha
    2. Depois vá em Ferramentas Externas e abra ele image.png.4a887b095c0606ef0a1ba9d4a4e8981c.png
    3. Depois vá em Tables, clique com o botão direito → Create New → Calculation Groupimage.png.29ec510031b755d34ffd910089cfb8a6.png
    4. Depois Renomeie a tabela criada conforme sua preferencia
      image.png.0dd46a0c8c3fa0ae101e49305c6db27f.png
    5. Em seguida Clique sobre ela → Create New → Calculation Itemimage.png.5e215d93a319416b5eec747aa2231be8.png
    6. Depois basta fazer uma condição, que basicamente checa se a medida está branca, se sim, coloca o "-" caso contrario coloca o valor da medida:
      image.png.25fe60196d28af99d4311967db7b25d9.png
    7. Outra opção seria colocar o zero ao invés do traço, caso queira basta então substituir a expressão acima por:
      image.png.da1e7947517f7e194c5adb843017633b.png
    8. Em seguida Salve as alterações feitas no Tabular Editor
      image.png.10e9221e0e336b1d5f706588e26fc10a.png
    9. Depois vá para o Power BI (ele vai dizer que houve alteração no modelo e vai pedir para atualizar), e para cada card que você quer ajustar, faça um filtro lateral nele, selecionando o Item calculado que acabou de criar
      image.thumb.png.a5be33db8d645998c3690e5db221425f.png
    10. Pronto, quando a medida estiver em branco agora exibirá o "-" ou o zero, caso tenha optado por ele.

OBS:

Caso ainda não saiba, o Tabular Editor é capaz de mudar a estrutura por trás do Power BI, logo antes de qualquer alteração, salve um backup por segurança, pois já houve relatos de pessoas perdendo o arquivo em versões anteriores da ferramenta.

Tenha em mente também que após usar ele, você não será mais capaz de usar medidas Implícitas.

Olá @Frank Figueredo, obrigado pelas dicas!

Eu já havia pensado na solução "1" mas achei que talvez pudesse haver alguma outra solução sem precisar criar novas medidas.

Gostei muito da solução "2" também, usando o Tabular Editor, confesso que só o conhecia na teoria, apesar de já tê-lo instalado aqui. Vou aproveitar a sua sugestão e tentar implementar essa solução por ele.

Valeu, muito obrigado novamente e tenha um 2022 com muita saúde, paz e prosperidade.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...