Ir para conteúdo
  • 0

Calcular quantidade de boletos por primeiro pedido


mvogado
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @mvogado!

No filtro, o que me referia era se você vai apresentar esses dados para filtrar por mês, ou seja, quantos primeiros pedidos em boleto tive em NOV, em DEZ, etc.

Segue um modelo que fiz, porém só consegui pensar em fazer com uma coluna na tabela de Pedidos onde me indique se aquele pedido é:

  • Regras:
    • O primeiro pedido daquela pessoa.
    • Se esse pedido é do tipo pagamento BOLETO.
  • Resultado: se Sim, mostrará "Sim" na coluna, caso contrário mostrará "Não".

Com isso,  bastou contar as linhas dessa tabela onde essa coluna seja SIM. Também fiz uma medida que vai contar quantos 1º pedidos pagos com boleto houve nesse período.

Obs.: Adicionei mais exemplos na tabela de Pedidos para poder validar que quando achasse pagamento de outro tipo não iria contar, pelo que analisei atende ao que você pediu.

image.thumb.png.fb1379a2b6ea9954398c52d80b7e9ea5.png

image.thumb.png.aefa6c6c9f9f4534a7ef3eea4f74c032.png

exemplo.pbix exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @mvogado!

A lógica será algo mais ou menos assim, a meu ver:

  • vClientesMesesAnteriores: variável para obter primeiro clientes antigos: que estou imaginando que sejam clientes até o mês anterior.
  • vClientesMesAtual: variável para obter os clientes desse mês/novos.
  • vClientesNovos: variável para comparar essas duas listas, eu faria com EXCEPT, e ver quem está na lista de clientes do mês e que não está na anterior.
  • vDataPrimeiroPedidoBoleto: variável para obter a data do primeiro pedido e que seja pagamento com boleto.
  • vResultado: resultado contando os clientes novos (vClientesNovos), onde a data do pedido for igual a data do primeiro pedido (vDataPrimeiroPedidoBoleto).

Veja se consegue montar algo seguindo essa lógica, caso não e puder pelo menos passar um print da estrutura das suas tabelas e como você vai querer ver este dado, se é num gráfico, tabela, etc. quais filtros você vai também, pois tudo isso pode afetar a forma de montar uma medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Michele,
Eu preciso dessa informação em forma de cartão, porque tenho que somar quantos clientes fizeram o primeiro pedido na forma de pagamento (boleto), se por exemplo ele fez 10 pedidos em boleto, eu preciso apenas do primeiro pedido nessa forma de pagamento, neste caso eu teria 1 para esse cliente (cpf), dai faria essa varredura da mesma forma para os demais, sempre pegando o primeiro pedido em boleto.

Obrigado por se prontificar em me ajudar.
Coloquei anexo como seria de forma resumida a minha estrutura de tabelas

dCliente
Cpf
Descrição
Data de Nascimento
 
fPedidos
IdPedido
Cpf
Data do Pedido
Forma de Pagamento

 

exemplo.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @mvogado!

Certo, mas o que deve ser considerado como primeiro? Primeiro geral, da vida toda, ou primeiro do período filtrado?

Quais filtros você vai ter no seu relatório? Isso também influencia o contexto e por isso é importante saber.

Se você conseguir montar pelo menos uma planilha de exemplo com valores fictícios mesmo e exemplificar dentro desses exemplo o que você gostaria que contasse, pois assim ficará mais fácil de compreender a necessidade. Podes inclusive montar um .pbix com essa planilha fictícia que represente o seu modelo, colocar os filtros que você vai precisar, pois assim conseguimos simular de forma mais assertiva.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...