Ir para conteúdo
  • 0

Contar Quantidades Buscando Informações em Outra Tabela


Charlles Ferdinand
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal,

 

Estou tentando buscar a quantidade de Casais e Solteiros levando em consideração um período selecionado, sendo que a situação civil esta na tabela de RespFinanceiro e a data está em outra tabela de movimentação.

 

Estou encaminhando um pbix do modelo e um excel com a explicação do resultado esperado.

 

 

Pasta1.xlsx Painel Financeiro dos Águias.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @CharllesFerdinand!

Estou anexando um arquivo com uma medida que fiz e um gráfico de sugestão para enxergar os dados. Como você quer essas informações acumuladas, não sei se faz muito sentido ver isso em uma tabela, esse tipo de informação eu sempre analiso em gráficos que demonstrem a linha do tempo.

Outro ponto é, quando você coloca informações em uma tabela, serão mostradas opções que correspondem a alguma medida incluída nessa tabela, por isso que apareciam opções "indevidas" para a contagem de Casal, onde provavelmente para as demais medidas essas opções faziam sentido e precisam ser mostradas/agrupadas.

Como coloquei antes, recomendo a revisão da modelagem, se tem dimensões que são para a mesma finalidade ou finalidade próxima, tem que confirmar se não poderiam ser uma única dimensão, ao invés de relacionar as duas.

Outro ponto é, definir como se quer ver os dados, em cartão, tabela, gráficos, linha do tempo, etc. pois isso também influencia a forma que as medidas precisam ser montadas.

Espero que tenha ajudado de alguma forma, segue o arquivo com testes realizados.

1998304191_PainelFinanceirov2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @CharllesFerdinand!

Como você vai relacionar a sua Dimensão (ontem tem Solteiros/Casais) com a sua Fato (onde tem os históricos e datas), ao criar a medida que vai contar dados na sua Fato, arrastar a coluna da sua Dimensão e essa medida para um gráfico, vai agrupar corretamente graças ao seu relacionamento.

image.thumb.png.eb90de02a770a9e500c393942edfde0d.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @CharllesFerdinand!

Complementando, segue arquivo com exemplo feito em cima do exemplo de Excel enviado.

Apenas uma observação, em 2016 só tem 5 Solteiros, pois para este período nenhum dos "Responsável Financeiro" está listado no "Nº Membro" Movimentações para este período.

image.thumb.png.6cb7a983e6ca2963dc0de630ed683396.png

Contagem Solteiros e Casais Exemplo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
52 minutos atrás, Michele disse:

Olá @CharllesFerdinand!

Complementando, segue arquivo com exemplo feito em cima do exemplo de Excel enviado.

Apenas uma observação, em 2016 só tem 5 Solteiros, pois para este período nenhum dos "Responsável Financeiro" está listado no "Nº Membro" Movimentações para este período.

image.thumb.png.6cb7a983e6ca2963dc0de630ed683396.png

Contagem Solteiros e Casais Exemplo.pbix 48 kB · 1 download

@Michele,

Boa tarde.

Não funcionou como o esperado. O Arquivo pbix que mandei, estava errado. 
Eu to querendo saber estas quantidades para ainda poder pegar e multiplicar por valores.

Então por exemplo, eu sei que hoje em Outubro/2021 tenho 19 Casais e 21 Solteiros, mas quero saber por exemplo, em Janeiro/2021 quantos Casais e Solteiros tinham.

É que depois de saber estas quantidades, quero multiplicar pelo valor correspondente ao valor de Casal e Individual que esta em outra tabela (TpGrpFamiliar).


Se puder dar uma olhada neste arquivo que estou mandando, ficarei grato. 

Painel Financeiro.pbix

Editado por CharllesFerdinand
Direcionar
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @CharllesFerdinand!

Quando você fala em 19 casais em Out/2021 você está falando de uma base diferente dessa que foi compartilhada? Pois nesta aqui são apenas 2 casais (imagens abaixo). Já para individuais não consegui achar nenhum código correspondente na tabela de responsável financeiro que bata com código da Fato para este mesmo período.

image.png.d613ca07ef0f1c147161919b2cb2c65a.png  image.png.68ed8f07e4abf2e3f5e891ce8aeff69f.png

 

Caso seja sobre a base neste arquivo e puder explicar como você chega nestes 19, pois não consegui compreender. Como tinha falado, você tem relacionamento da sua Dimensão com a sua Fato, então você contando esse campo na sua fato através de uma medida e colocando o campo da Dimensão + a medida em um gráfico vai agrupar, ou mesmo fazer uma simples CALCULATE usando como filtro esse campo da sua Dimensão.

Uma vez que você tem as tabelas relacionadas você pode usar o campo da sua Dimensão para agrupar em gráficos ou para filtrar na medida, pois vai funcionar corretamente.

Segue arquivo onde montei 4 medidas, duas que retornam o total de Casais e Individuais, e o valor conforme a outra tabela que você precisa multiplicar.

image.png.0189ff59a62771c38aba4a017816d391.png

911467674_PainelFinanceiro.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 11/11/2021 em 20:42, Michele disse:

Olá @CharllesFerdinand!

Quando você fala em 19 casais em Out/2021 você está falando de uma base diferente dessa que foi compartilhada? Pois nesta aqui são apenas 2 casais (imagens abaixo). Já para individuais não consegui achar nenhum código correspondente na tabela de responsável financeiro que bata com código da Fato para este mesmo período.

image.png.d613ca07ef0f1c147161919b2cb2c65a.png  image.png.68ed8f07e4abf2e3f5e891ce8aeff69f.png

 

Caso seja sobre a base neste arquivo e puder explicar como você chega nestes 19, pois não consegui compreender. Como tinha falado, você tem relacionamento da sua Dimensão com a sua Fato, então você contando esse campo na sua fato através de uma medida e colocando o campo da Dimensão + a medida em um gráfico vai agrupar, ou mesmo fazer uma simples CALCULATE usando como filtro esse campo da sua Dimensão.

Uma vez que você tem as tabelas relacionadas você pode usar o campo da sua Dimensão para agrupar em gráficos ou para filtrar na medida, pois vai funcionar corretamente.

Segue arquivo onde montei 4 medidas, duas que retornam o total de Casais e Individuais, e o valor conforme a outra tabela que você precisa multiplicar.

image.png.0189ff59a62771c38aba4a017816d391.png

911467674_PainelFinanceiro.pbix 1 MB · 2 downloads

Olá @Michele,

Na verdade eu precisava retornar a quantidade total(acumulada, desde o ínício de datas da tabela de Movimentações, filtrando por Situação, Data e Civil.

Na medida que montou, esta correto para buscar os que entraram naquele mês.

Consegui resolver da seguinte forma.
Levei a informação da Tabela RespFinanceiro[SitCivil) para a Movimentação. Daí fui filtrando e cheguei ao valor correspondente.

Qtd de Casal =

COUNTROWS(

    FILTER(

        ALL(Movimentacoes),

    Movimentacoes[Data] <= MAX(d_Calendario[DATA]) &&

    Movimentacoes[Situacao] = "Propenso" &&

    Movimentacoes[SituacaoCivil] = "Casal"

    )

)

Agora estou tentando mostrar num grid quais são os membros correspondentes aos casais, mas vem todos os membros.

 

 

image.png.0b103efc11ea4e0ef8cf4eef2fad030a.pngimage.png.b5130357a2926664606777d46242d45c.pngimage.thumb.png.5f75dee8954400cb3782fce0ec769186.png

image.thumb.png.386cb347c5ba3c2dab8264366c58ef66.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @CharllesFerdinand!

Caso ainda precise de ajuda nisso, se puder compartilhar o .pbix com as alterações que você fez, para ficar mais fácil a compreensão.

Obs.: sobre o acumulado, pela explicação inicial realmente compreendi que a necessidade era apresentar mês a mês, mas quando precisa do acumulado é a mesma medida, apenas incluindo um ALL para limpar a calendário antes OU não relacionar a tabela Fato com a Calendário. Eu particularmente nos meus projetos faço da segunda forma, quando não vou trazer nada mês a mês para aquela tabela fato, assim não preciso ficar dando ALL na medida, mas isso vai de cada um.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Michele disse:

Oi @CharllesFerdinand!

Caso ainda precise de ajuda nisso, se puder compartilhar o .pbix com as alterações que você fez, para ficar mais fácil a compreensão.

Obs.: sobre o acumulado, pela explicação inicial realmente compreendi que a necessidade era apresentar mês a mês, mas quando precisa do acumulado é a mesma medida, apenas incluindo um ALL para limpar a calendário antes OU não relacionar a tabela Fato com a Calendário. Eu particularmente nos meus projetos faço da segunda forma, quando não vou trazer nada mês a mês para aquela tabela fato, assim não preciso ficar dando ALL na medida, mas isso vai de cada um.

@Michele boa tarde.

Estou encaminhando a base atualizada

Painel Financeiro v2.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @CharllesFerdinand!

Conseguiria rever a sua modelagem? Tem duas tabelas com informações de membros que creio que deveriam ser uma só, talvez isso esteja deixando mais confuso para montar a medida e até pode estar gerando uma modelagem errada.

Consegue revisar toda a modelagem e ver se é para ser como está agora mesmo?

Ainda não consegui simular com o arquivo atualizado, vou tentar arrumar um tempo hoje para ver, mas recomendo rever a modelagem, pois realmente acho que tem tabela que poderia ser unificada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...