Ir para conteúdo
  • 0

Calculadora de Prazos Processuais


Eliabe Silva
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite, pessoal!

Preciso criar uma calculadora de prazos processuais (área jurídica) no Power BI, onde conforme a planilha abaixo, o usuário selecione uma data para início da contagem do prazo, e escolha a quantidade de dias que vai durar esse prazo processual.

Só que essa soma dos dias + a data inicial precisar ignorar os finais de semana e feriados (federal, estaduais e municipais).

Já tenho importado no Power BI Desktop do notebook da empresa as tabelas de feriados (federal, estaduais e municipais).

image.png.ac26c3e564aeb4e68f623d7b4c514e9b.png

Conforme o print, a data final do prazo "pulou" os finais de semana e feriado (12/10).

Como eu conseguiria fazer isso no DAX? já tentei usando SELECTEDVALUE, criando parâmetros e outras formas.

 

CalculadoraPrazos.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
Prazo Final v2 = 
    VAR vDataIni = 
        MAX(dCalendario[Data])
    VAR vDataFim = 
        vDataIni + [Parâmetro Valor] + 30
RETURN
    MAXX(
        TOPN(
            [Parâmetro Valor],
            FILTER(
                ALL(dCalendario),
                dCalendario[Data] >= vDataIni && 
                dCalendario[Data] < vDataFim && 
                dCalendario[DiaUtil] = 1
            )
        ),
        [Data]
    )

 

pDiasUteis.pbix

  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

@eliabe.martins conforme apontado pelo Joel, você deve ter uma tabela calendário e nela você ter a informação se é dia útil ou não:

Depois você vai calcular a quantidade de dias, porém filtrando a sua calendário para apenas os dias úteis.

Para tornar esse processo dinâmico você deve utilizar parâmetros para capturar os dados que serão inseridos pelo usuário

Abaixo um post que contém utilização de parâmetros, talvez possa te ajudar:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, jooelcosta disse:

Verifica se isso te atende.

O mais complicado é ter a informação dos feriados correta. Utilizei a API do pessoal da calendario.com.br (http://www.calendario.com.br/dev/api_feriados_municipais_estaduais_nacionais.php) e usando a cidade de fortaleza como exemplo.

 

pDiasUteis.pbix 71 kB · 1 download

Opa, @jooelcosta. Boa tarde!

Eu consegui aqui o PBIX que tô usando pra tentar fazer essa calculadora. Vou deixar em anexo.

Nele tem as medidas e colunas calculadas que tentei criar.

Fiz também através do vídeo do Léo sobre "[DAX Avançado] Como obter a função DIATRABALHO do Excel no Power BI com DAX",  mas tô esbarrando em como fazer o Power BI entender quando eu mudar a quantidade de dias úteis que quero ter no meu prazo.

Já que diferente do vídeo do Léo, eu não tenho uma coluna para quantidade de dias úteis específicos para cada data, mas sim a quantidade de dias é variável.

 

Atenciosamente,

 

Eliabe Martins

CalculadoraPrazos.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 horas atrás, Frank Figueredo disse:

@eliabe.martins conforme apontado pelo Joel, você deve ter uma tabela calendário e nela você ter a informação se é dia útil ou não:

Depois você vai calcular a quantidade de dias, porém filtrando a sua calendário para apenas os dias úteis.

Para tornar esse processo dinâmico você deve utilizar parâmetros para capturar os dados que serão inseridos pelo usuário

Abaixo um post que contém utilização de parâmetros, talvez possa te ajudar:

 

Bom dia, @Frank Figueredo. Tudo certo?

Vou tentar fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Frank Figueredo disse:

@eliabe.martins conforme apontado pelo Joel, você deve ter uma tabela calendário e nela você ter a informação se é dia útil ou não:

Depois você vai calcular a quantidade de dias, porém filtrando a sua calendário para apenas os dias úteis.

Para tornar esse processo dinâmico você deve utilizar parâmetros para capturar os dados que serão inseridos pelo usuário

Abaixo um post que contém utilização de parâmetros, talvez possa te ajudar:

 

O que ainda não tô conseguindo obter o resultado esperado é nessa medida de prazo final, meu raciocínio lógico tá me travando nisso haha.

Dei uma olhada no post que vc @Frank Figueredo me sugeriu, mas não entendi muito bem como fazer essa relação do PBIX de solução que vc postou lá no post com minha situação hahaha.

O PBIX abaixo em anexo, foi o que o @jooelcosta enviou nesse post.

image.png.7e69d5a035008e37c402507063475176.png

image.thumb.png.912177fd724a947f5ea1fc866a3733b6.png

image.png.446f2171d6bdcf0f8e036c11bd880c95.png

pDiasUteis.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:
Prazo Final v2 = 
    VAR vDataIni = 
        MAX(dCalendario[Data])
    VAR vDataFim = 
        vDataIni + [Parâmetro Valor] + 30
RETURN
    MAXX(
        TOPN(
            [Parâmetro Valor],
            FILTER(
                ALL(dCalendario),
                dCalendario[Data] >= vDataIni && 
                dCalendario[Data] < vDataFim && 
                dCalendario[DiaUtil] = 1
            )
        ),
        [Data]
    )

 

pDiasUteis.pbix 75 kB · 1 download

Bom dia, @Bruno Abdalla de Souza.

 

Muito obrigado pela ajuda! Funcionou certinho essa sua solução (medida), só alterei o ">=" na "FILTER( ALL( dCalendario), dCalendario[Data] >= DataIni..." tirando o sinal de igual, deixando apenas o ">", porque assim ele começa a contar a partir do dia seguinte.

Obrigado a @Frank Figueredo e @jooelcosta que também contribuíram com suas respostas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...