Ir para conteúdo
  • 0

Erro na Rankx


Danilo Kapor
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal, bom dia.

Estou quebrando a cabeça há algum tempo e não consigo resolver e nem entender o que está acontecendo.

Estou resolvendo o desafio Kickstart do Leo sobre as camisas e gostaria de criar um ranking dos produtos mais vendidos para posteriormente usar isso na formatação das cores do gráfico.

Acontece que está acontecendo algum erro com o meu gráfico e a função rank.

Se eu jogo os produtos e o rank em uma tabela, ele funciona corretamente pra mim. 
Mas os mesmos campos, em um gráfico, da um resultado diferente do da tabela.

image.png.734634414523f922dc92aa66dd33af56.png

Aqui por exemplo, pela tabela, selecionei o item 4 no Ranking que é o produto Psyco Classic e ele marcou corretamente no gráfico o produto.

Agora quando faço o caminho contrário, seleciono o Produto Psyco Classic no gráfico, ele me da outro resultado na tabela:
image.png.878f198c71492e5d6dc2c09b23fcffdb.png

Ele entende que o mesmo produto, agora está no rank 5. Isso não faz o menor sentido na minha cabeça.

A minha fórmula de rank está assim:
 

Rank. Faturado =
RANKX(
ALL(dProdutos[Produto]);
[Valor Total Faturado]
)

Alguém consegue me dar uma luz?


Obrigado desde já,

Danilo Kapor

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Danilo Kapor!

Pelo que analisei aqui o problema não é a medida de Ranking, mas a de Faturamento que estava iterando na SUMX o valor do Desconto.

Confesso que sempre vi ser criada a medida de [Faturamento Bruto], [Desconto] e então o [Faturamento Liquido], que é o 1º menos o 2º.

Ajustando a medida de Faturamento para trazer apenas o valor bruto, criando uma medida de Faturamento Liquido a partir dessas duas aí sim o Ranking ficou ok mesmo ao interagir com demais gráficos.

Inclusive, com essa ação modificou os valores de Faturamento, é bom validar para confirmar que está ok.

Segue .pbix com meus testes.

image.png.2e927d691f3f00dce9cc1a6e6886b0e3.png

259802080_Pinski_Girilo-Copia.pbix

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Fiz uma gambiarra aqui, mas também não ntendi porque estava dando este problema.
 

Novo Rank = 
    SUMX(
        FILTER(
            ADDCOLUMNS(
                ALL(dProdutos[Produto]),
                "rank",
                [Rank. Faturado]
            ),
            [Produto] = SELECTEDVALUE(dProdutos[Produto])
        ),
        [rank]
    )

Depois eu tento avaliar com mais calma o que pode estar acontecendo.

Pinski_Girilo-Copia.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

A gambiarra deu super certo, @Bruno Abdalla de Souza. Ainda tentei quebrar a cabeça por mais algum tempo, mudar algumas coisas na fórmula inicial que usei, mas não consegui ter sucesso algum.

Vou deixar a questão em aberto por mais um tempo, pra ver se alguém consegue ajudar a entender o que houve, mas se não coloco como resolvido em breve. 

De toda forma, só tenho a te agradecer. Me ajudou bastante mesmo, Bruno. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Michele Nossa, muito obrigado. Na verdade eu tinha a medida de uma vez, mas em um primeiro momento tinha colocado o [total desconto] por fora da sumx, ficando assim: 

Valor Total Faturado =
CALCULATE(
SUMX(
fVendas;fVendas[Quantidade] *
RELATED(dProdutos[Valor Unitario])) - [Total Desconto];
fVendas[StatusID]=1
)

Depois tentei colocar dentro da sumx como uma tentativa de solucionar o problema e acabei esquecendo de voltar pra fora.

Mas o problema realmente persiste. Ainda não consegui entender o porque, mas pelo menos agora já sei onde está o erro.
Acredito que a maneira correta de fazer é como você falou mesmo, assim não ocorre nenhum erro.

Em relação a diferença dos valores, só acontece pq a medida de desconto, não está filtrada apenas para vendas, está para vendas e devolução.
Para solucionar, no novo Faturamento Liquido, fiz uma Calculate com [Faturamento Bruto] - [Total Desconto], filtrando por colunas com vendas apenas.
Assim os valores bateram.


Muito obrigado mais uma vez @Bruno Abdalla de Souza e @Michele

Editado por Danilo Kapor
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...