Ir para conteúdo
  • 0

Financeiro Contas a Pagar aberto x Conciliação Contábil Aberto


Aislan Pedro
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal , preciso de uma ajuda na seguinte situação abaixo:

1° Tenho a tabela Fato "FcontasPagar" tenho duas datas para comparação "Data da Baixa" e  "Data da Contabilização".

2° Com isto quero que quando a "Data da  Contabilização Mês e Ano" for menor quer "Data da Baixa Mês e Ano" traga os valores como estivesse em abertos.

3° Vou colocar esta medida em uma tabela.

Segue exemplo: Neste caso, quando o filtro externo estiver avaliando agosto/2021 este dever aparecer como aberto, caso esteja avaliando setembro não aparece. Observação estou usando uma medida com userelationship para ativar data de contabilização.

image.thumb.png.b1f8da193bd4d130c542f38e54add959.png

 

Estou usando uma medida abaixo que não funcionou, no Power query criei duas colunas para tentar facilitar na minha medida, mas mesmo assim não rolou. Criei a coluna "MêsAno dt contabil" e "Mêsano Dt Baixa" 

 

CP Contabil aberto teste 2 =
Var Contabilaberto =
CALCULATE(
[CP Contabil Aberto Teste],
FILTER(
VALUES(FContasPagar),
FContasPagar[MêsAno DT contabil] < FContasPagar[MesAno DT Baixa]
)
)
Return
Contabilaberto

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Aislan Pedro!

Não sei se ainda está pendente este item, de qualquer forma analisei com o exemplo enviado.

Agora com o modelo consegui compreender seu raciocínio inicial e está correto, mas para aplicar numa medida é mais fácil você extrair o 1º dia do mês das datas de baixa e contábil, assim você consegue comparar se uma data é menor que a outra, com o mês/ano você teria que comparar se é diferente, porém antecipação de pagamento também é diferente e creio que neste caso você não quer que mostre como aberto, correto?

Como não tenho a sua base não consigo modificar os campos que você adaptou, mas eu mudaria os campos MesAno DT Baixa e MesAno DT Contabil para Min DT Baixa e Min DT Contábil, com isso se você usar a medida abaixo acho que vai trazer o que você precisa, considerando que você já está relacionando a sua Calendário com a Data de Emissão dos títulos.

Medida sugerida para teste:

CP Contabil Aberto (Versão Comunidade) =
CALCULATE(
    [A Pagar Geral],
    FILTER(
            FContasPagar,
            (FContasPagar[Min DT Contab. ] < FContasPagar[Min DT Baixa ] || FContasPagar[Min DT Baixa ] = BLANK())
    )
)

Exemplo das colunas sugeridas e o resultado da medida quando colocada na tabela/visual:

image.thumb.png.bacbc52d49fa6eaae770aded409f4b59.png
 

 
Editado por Michele
  • Thanks 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Aislan Pedro!

Quando você compara um campo de Data o Power BI já sabe que a comparação é dia + mês + ano, não havendo necessidade de criar outra coluna para essa finalidade.

Você consegue anexar aqui um .pbix com o seu modelo resumido/modificado para poder simular uma medida que traga o que você precisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 17/10/2021 em 19:25, Michele disse:

Olá @Aislan Pedro!

Quando você compara um campo de Data o Power BI já sabe que a comparação é dia + mês + ano, não havendo necessidade de criar outra coluna para essa finalidade.

Você consegue anexar aqui um .pbix com o seu modelo resumido/modificado para poder simular uma medida que traga o que você precisa?

 

Desde já agradeço atenção, não conseguir responder antes, segue o modelo resumido e modificado.

Atenciosamente, 

 

Analise_Financeira_Teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...