Ir para conteúdo
  • 0

Condição com Datas em DAX


Thassio P D Nascimento
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde comunidade!

Estou precisando definir o status do SLA de umas entregas para definir se estão "Fora Prazo" ou "Dentro Prazo".
O sistema da empresa só determina o SLA quando a coluna Dt. Realização possui um valor, enquanto esse valor não aparece na linha, aquele status é "Em Aberto".
O que quero fazer é uma condição para determinar o status "Em Aberto" para isso criei no Power Query uma coluna com a Data Atual através "DateTime.LocalNow() as datetime".

Desta forma na tabela fato tenho as colunas: 
Dt. Prazo Final  |  Dt. Atual  |  Situacao_Realizacao

Pensei no seguinte:
se sit realização = "fora do prazo", fora do prazo,
se sit realização = "dentro do prazo", dentro do prazo,
            se sit realização = "Em Aberto" &&
                        dt final > dt atual, fora do prazo,
            se sit realização = "Em Aberto" &&
                        dt final < dt atual, dentro prazo,
BLANK()

e depois contar cada Status para definir a quantidade de cada.

Podem me ajudar a chegar na solução?
Não estou conseguindo escrever esse rascunho no DAX. 

tabelaFT.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução
Status = 
SWITCH(
	Tabela[Situação Realização],
	"fora do prazo", "fora do prazo",
	"dentro do prazo", "dentro do prazo",
	"Em Aberto", IF([Data Final] > [Data Atual], "fora do prazo", "dentro do prazo"),
	BLANK()
)

Tenta isso @Thassio P D Nascimento

Se não der, tenta anexar um exemplo fictício para ajudar.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Eu utilizaria uma coluna calculada dentro da tabela chamada de "Status" no mesmo formato da solução do Bruno Abdala acima descrita e para calcular as quantidades de cada um dos status, segue abaixo a medida.    Desta forma  você poderia usar esta coluna calculada para mostrar os 3 status no gráfico de rosca, por exemplo que dá certinho, conforme o Mestre já comentou no curso completo e em Lives até 3 dimensões.  Como se trata de uma coluna simples  e de pouco impacto no seu modelo, talvez não seria nenhum problema ter como coluna calculada. Já vi Lives do Mestre comentando sobre alguns status que poderiam ser utilizados na tabela, sem problemas , em tese,  no caso de uma tabela muito simples, se for o caso,  ok!

// Medida para calcular dentro do prazo 
Dentro do prazo = 
var vval =  
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(
        'Tabela'[Nro. Solicitação]),   
              'Tabela'[status] = 'dentro do prazo'  // -> trocar nas outras medidas ( fora do prazo, Em aberto)
         )
return
   IF(vval <> BLANK(),vval,0)


A título de exemplo apenas, eu construí algo um pouco parecido com o seu trabalho, porém para entregas de veículos,  e usando KPIs para monitorar os status,  ok exemplo.thumb.jpg.63037f1cf49ad3a91b6d4de2ff83af2a.jpg

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
16 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:
Status = 
SWITCH(
	Tabela[Situação Realização],
	"fora do prazo", "fora do prazo",
	"dentro do prazo", "dentro do prazo",
	"Em Aberto", IF([Data Final] > [Data Atual], "fora do prazo", "dentro do prazo"),
	BLANK()
)

Tenta isso @Thassio P D Nascimento

Se não der, tenta anexar um exemplo fictício para ajudar.

Deu certo Bruno! Muito obrigado meu amigo! Deus te abençoe!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
14 horas atrás, CelsoEliezer disse:

Eu utilizaria uma coluna calculada dentro da tabela chamada de "Status" no mesmo formato da solução do Bruno Abdala acima descrita e para calcular as quantidades de cada um dos status, segue abaixo a medida.    Desta forma  você poderia usar esta coluna calculada para mostrar os 3 status no gráfico de rosca, por exemplo que dá certinho, conforme o Mestre já comentou no curso completo e em Lives até 3 dimensões.  Como se trata de uma coluna simples  e de pouco impacto no seu modelo, talvez não seria nenhum problema ter como coluna calculada. Já vi Lives do Mestre comentando sobre alguns status que poderiam ser utilizados na tabela, sem problemas , em tese,  no caso de uma tabela muito simples, se for o caso,  ok!

// Medida para calcular dentro do prazo 
Dentro do prazo = 
var vval =  
CALCULATE(
    DISTINCTCOUNT(
        'Tabela'[Nro. Solicitação]),   
              'Tabela'[status] = 'dentro do prazo'  // -> trocar nas outras medidas ( fora do prazo, Em aberto)
         )
return
   IF(vval <> BLANK(),vval,0)


A título de exemplo apenas, eu construí algo um pouco parecido com o seu trabalho, porém para entregas de veículos,  e usando KPIs para monitorar os status,  ok exemplo.thumb.jpg.63037f1cf49ad3a91b6d4de2ff83af2a.jpg

Obrigado por compartilhar essas dias meu amigo! Você é fera!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...