Ir para conteúdo
  • 0

Soma distinta


Leonardo Torres
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Boa noite! pessoal. Preciso realizar uma soma de valores por evento ocorrido, porém, alguns eventos possuem tempos duplicados. Como resolver com DAX?
Já tentei calculate com filter, values, isolar apenas um dos eventos, mas não consegui solucionar.

Anexo segue um exemplo da base que uso.

A imagem é da base original. O valor a ser exibido deveria ser apenas 7 minutos, pois o equipamento que ocorreu o evento, era alimentado por duas origens.

O PBIX é um fictício da base.

Capturar.JPG

basecurta.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá @Leonardo Torres!

Então, até fiz uma simulação simples aqui, mas não vejo outra saída que não seja você ter uma tabela com apenas uma linha por evento. Você já pensou em concatenar as suas informações de Origem e Pilha em uma única coluna, por evento?

Se essa informação puder ser exibida concatenada, seja separada por um "/" ou um "-" já te garante uma única linha por evento e resolve o teu problema de duplicidade no valor do tempo. No Power Query não sei como fazer isso, se você tem acesso/sabe realizar ETL pelo Pentaho ou algo parecido talvez seja mais tranquilo de fazer isso.

A outra forma que consigo imaginar é mesmo ter uma tabela com Eventos "Completa" e outra "Resumida" apenas com os dados que deixam a tabela sem duplicidade.

Exemplo de teste simples que fiz aqui, tornando o Equipamento uma Dimensão e fazendo vínculo com essas duas tabelas através dele.

image.png.7e962b1d567dbcda458b9c1c6fa5b740.png

basecurta.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Leonardo!

A meu ver isso é problema de modelagem, você vai precisar ter uma fato Eventos onde nela não deve haver duplicidades dos eventos, assim a sua medida apresentará a informação correta.

Os demais dados, bem possível que sejam uma Dimensão onde você vai relacionar com essa sua Fato através de um Id ou Código do Evento.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Leonardo!

A sua modelagem parece ok, porém acaba duplicando a Duração Evento porque vem linhas desse mesmo eventos com Origem e Pilha diferentes, acho que a primeira pergunta é se isso é algo que faz sentido.

Se sim e se mesmo assim a duração não deve ser somada, não vejo outra forma senão criar uma fEventoDuracao e deixar apenas os campos relacionados ao evento que não geram "duplicidade", e usar essa tabela para somar a duração por evento.

Tem que entender a regra de negócio e ver direitinho se é normal mesmo ter duas linhas para um mesmo evento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

É normal sim.
Um equipamento de destino pode receber de uma ou mais origens.
Quando o destino muda de evento, o mesmo evento é apontado para as origens, o que causa a "duplicidade". Meu problema é efetuar essa soma distinta para o destino que contava com mais de uma origem no momento da mudança do evento.

O grande problema é que, por não haver essa separação explicita pelo destino, isso acaba "sujando" o apontamento na hora de fazer a contagem do tempo para o destino, por evento.

Estou batalhando aqui, quando sair algo diferente posto novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Leonardo Torres!

Só por curiosidade mesmo, o seu equipamento destino atende no mesmo evento duas "situações" diferentes, mas precisa contar apenas um tempo, é isso?

Eu confesso que isso me soa estranho, porque teoricamente um evento é disparado por algo de forma única.

Espero que consiga solucionar, se depois puder colocar a solução aqui até para quem sabe ajudar alguém com o mesmo problema futuramente 😄

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Michele.
Essa é a extração do dia 11, como foi período chuvoso, quase não houveram eventos.
Sobre a sua questão, veja o evento destacado, a paralisação efetiva foi de 300 minutos para cada equipamento, destino e duas origens, se eu somar esse tempo o destino fica com o tempo dobrado.

Envio também a extração do dia 11.

 

image.thumb.png.d877361c925555f82f964727b8ac6f02.png

TAF11102021.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 15/10/2021 em 16:46, Michele disse:

Olá @Leonardo Torres!

Então, até fiz uma simulação simples aqui, mas não vejo outra saída que não seja você ter uma tabela com apenas uma linha por evento. Você já pensou em concatenar as suas informações de Origem e Pilha em uma única coluna, por evento?

Se essa informação puder ser exibida concatenada, seja separada por um "/" ou um "-" já te garante uma única linha por evento e resolve o teu problema de duplicidade no valor do tempo. No Power Query não sei como fazer isso, se você tem acesso/sabe realizar ETL pelo Pentaho ou algo parecido talvez seja mais tranquilo de fazer isso.

A outra forma que consigo imaginar é mesmo ter uma tabela com Eventos "Completa" e outra "Resumida" apenas com os dados que deixam a tabela sem duplicidade.

Exemplo de teste simples que fiz aqui, tornando o Equipamento uma Dimensão e fazendo vínculo com essas duas tabelas através dele.

image.png.7e962b1d567dbcda458b9c1c6fa5b740.png

basecurta.pbix 67 kB · 0 downloads

Ei Michelle.
Vou tentar fazer dessa forma que você propôs.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...