Ir para conteúdo
  • 0

Desvio Padrão por Linha e Classificação por Linha


Gisely Pinheiro
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia, pessoal!

Tenho o seguinte problema:

Uma base de dados com notas das avaliações que vão sendo feitas. Existem vários conjuntos de avaliações: por exemplo, conjunto de avaliações chamado "Ava", conjunto de avaliações chamado "Pad" etc. O Conjunto de avaliações AVA, por exemplo, é composto pela nota da avaliação 1 (Ava1), nota da avaliação 2 (Ava2) e nota da avaliação 3 (Ava3).

image.thumb.png.a359cf983904437eeb8ad5a2d8b4a5b6.png

Preciso então calcular a nota final do critério Ava:

Primeiro criei uma medida chamada Soma Ava (Ela deve fazer isso daqui: Ava1 * peso Ava1 + Ava2 * peso Ava 2 + Ava3 * peso Ava 3)

Soma Ava = SUMX(Base, Base[Ava1] * 2 + Base[Ava2] * 1 + Base[Ava3] * 2)

Depois criei uma medida chamada Peso Ava (que é a soma de todos os pesos das avaliações do tipo Ava):

Peso Ava = 2+1+2

Depois para calcular a nota final da Ava criei uma medida que se chama Nota Ava:

Nota Ava = [Soma Ava] / [Peso Ava]

Preciso calcular a nota média da Ava. Então criei a seguinte medida:

Nota Ava Média = [Nota Ava] / [Numero checks realizados]

Essa medida do número de avaliações realizadas criei assim:

Numero checks realizados = COUNT(Base[ID])

Só que eu preciso calcular o desvio padrão da Ava e assim fazer uma classificação:

Nota Média Ava + Desvio Padrão Ava = Faixa Superior Ava

Nota Média Ava - Desvio Padrão Ava  = Faixa Inferior Ava

A Classificação que preciso é assim:

= se Nota Ava > Faixa Superior Ava (coloque "acima da média") , se Nota Ava < Faixa Inferior Ava (coloque "abaixo da média"), mas se Nota Ava estiver dentro do intervalo Faixa Superior Ava e Faixa inferior Ava (coloque "média").

 

Eu fiz isso usando colunas calculadas mas quando coloco os filtros de "Tipo", "Dono", qualquer filtro que seja, ele faz fixo e não vai mudando. É possível utilizar medidas para fazer isso que preciso? Alguém poderia ajudar?

 

Muito obrigada!

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos

Você poderia criar uma tabela auxiliar agrupando quem é "Ava" ou os outros tipos de avaliação. Depois daria para fazer um relacionamento ou um mesclar consultas no PowerQuery para trazer o tipo de avaliação.
Agora se esses nomes mudam o tempo todo, aí complicou. Teria que ser mais manual mesmo a medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
IF(Base[NumAvaliacao]=2,1,2)

Foi a regra que vc determinou. Peso 2 para Ava1 e Ava 3 (NumAvaliacao = 1 e 3) e peso 1 para Ava2 (NumAvaliacao = 2). Logo, se for igual a 2, o peso é 1, caso contrário era 2. Agora vc pode precisar adaptar isso para o seu caso real. Depende da sua regra de pesos. OU então crie uma tabela com os pesos (seria o ideal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Bruno,

Era isso que eu precisava basicamente. Porém eu fui simplificando e mudando os nomes dos meus originais e na verdade os meus cabeçalhos não seguem esse padrão 1,2 e 3 que vc usou para separar.

image.png.e3ee1b8b6b9faac90eb4ff3710034a20.png

Os títulos das avaliações são bem aleatórios.. coloquei aí como exemplo, onde antes estava como título ava1, ava2, ava3, nã verdade são nomes assim, bem diferentes.

Nesse caso acho que a solução não vai funcionar. Será que tem jeito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Você poderia criar uma tabela auxiliar agrupando quem é "Ava" ou os outros tipos de avaliação. Depois daria para fazer um relacionamento ou um mesclar consultas no PowerQuery para trazer o tipo de avaliação.
Agora se esses nomes mudam o tempo todo, aí complicou. Teria que ser mais manual mesmo a medida.

Acho que vou tentar agrupar como vc fez mesmo, colocando os numerozinhos nos nomes.

image.png.287e604d3202e91deaf2dbe3decefd17.png

Você pode me explicar melhor essa medida com esse "if", por favor?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Entendi, Obrigada.

Revisando aqui vi que o Desvio padrão não bate com o valor quando coloco na fórmula excel.

image.png.902c8df5c6a9e6b372f02a38dcddc6d8.png

Por exemplo:

O desvio padrão da AVA, quando jogo no excel: desvio padrão (2; 2,4; 2,2; 1,4) dá 0,37 e não 0,3086.

Quando joguei nos meus dados reais também deu diferente.

A medida que vc usou foi:

desvio Padrao Ava =
STDEVX.S(
Base,
[Nota Ava]
)

 

 

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Bruno, isso! Tem só mais um ajuste que eu precisava.

É possível pegar esse resultado que deu de desvio padrão Ava e repetí-lo nas linhas?Daí as faixa superior e inferior descontariam desse valor total.

image.png.f2250b63bdd2142b4d3b43c9fc215f5a.png

Lembrando que quando eu aplique os filtros ele faça a mesma coisa:

image.png.7527a11bb99e287e9f8b7a85d15bc9d8.png

Muito obrigada pela ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

@Bruno Abdalla de Souza

Bruno, perfeito. Porém surgiu um novo ajuste, agora para a média também deve fazer a mesma coisa. Repetir o valor total nas linhas. Assim como vc fez para o Desvio Padrão.

image.png.1249556f560fc1464558a557f5906576.png

Lembrando que quando aplicar os filtros deve fazer o mesmo também. Por exemplo:

image.png.0bca03ba8216f3f666b0b0060542a1e3.png

Consegue me ajudar com esse último ajuste, por favor?

Observação: Eu fiz um pequeno ajuste na fórmula da média, em vez de usar o count usei o distinctcount, pq fez mais sentido aqui. Por isso estou te enviando o arquivo com esse pequeno ajuste também.

Numero checks realizados = DISTINCTCOUNT(Base[ID])

Bruno, muito obrigada.

 

 

BaseTeste Nova.pbix

Editado por Gisely Pinheiro
Incluí arquivo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...