Ir para conteúdo
  • 0

Grafico de Colunas com Variação Mês Anterior


kleberfernandes
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal!

Eu construí uma medida em DAX para calcular a variação do mês anterior.

Quando eu coloco essa medida em um visual de Matriz, os números batem, mas quando coloco no visual de gráfico de colunas com a variação na linha, os números ficam diferentes.

O que pode ser? Será que preciso mexer em algo na medida?

Capturar.thumb.PNG.e9c2981e7991a6ac54595c4353d0b622.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos

Não é um erro. A linha não é filtrada pelo campo CANAL, logo ele deve trazer a média entre julho e agosto.

No arquivo em anexo eu coloquei 2 gráficos, um com M-1 na coluna (que filtra corretamente por canal) e outro com M-1 na linha (que não é filtrada pelo canal).

O que ele está fazendo é pegar a quantidade do canal A, por exemplo, nos meses de agosto e julho e dividindo pelos meses de julho e junho. Como se fosse um % de aumento dos meses selecionados pelos 2 meses anteriores.

Filtrei a tabela para os 2 meses (julho e agosto) para vc ver que os valores batem.



Também modifiquei a sua medida de % M-1 para:

 

% M-1 = 
IF(
    NOT(ISBLANK([Total Vendido])),
    DIVIDE([Total Vendido] - [Vendas M-1], [Vendas M-1])
)

 

Teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Obrigado Bruno!

Pelo que entendi infelizmente o Power BI não me atende nesse tipo de análise.

Gostaria de olhar a variação nas vendas entre os meses de Julho e Agosto por canal. No Excel eu consigo facilmente fazer esse gráfico, porém no PBI me parece que não é possível colocar as vendas bas colunas e a variação na linha. Só funciona se eu deixar apenas as vendas de Agosto nas colunas.

Outra coisa. Não tem como ocultar o eixo da direita?

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

O eixo está na configuração do eixo Y. è o eixo secundário. Eu habilitei ele, Considerei máximo de 200% e mínimo de -100% se não me engano. Depois ocultei de novo.

Quanto à linha, sim, via continuar errada, porque da forma como está, ele está Fazendo: (Agosto + Julho) / (Julho + Junho). Na linha vc quer que apareça sempre em relação do último mês que está no gráfico (agosto, neste caso) sobre o mês anterior (julho, neste caso)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...