Ir para conteúdo
  • 0

DAX Semanas Last Year vs Actual


Jeferson Souza
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal Por favor, podem me ajudar com essa demanda ?

Não estou conseguindo fazer uma DAX que me traga o comparativo semanal do ACT vs LY...
Tenho essa DAX que me traz o semanal LY, mas quando eu coloco mais de uma semana no filtro ela não acumula como no ACT..

como faço para selecionar mais de uma semana no filtro e ele me trazer o valor acumulado da semana atual vs a do ano passado ?

Segue imagem eu selecionei duas semanas e ele me traz os valores no ACY e LY.. no meu modelo anexo ele não me traz este visual, acumulando...


image.png.4a953428aaaf3dcf5538ccf74b5bde04.png

Modelo Jeferson.pbix 160295950_ModeloJeferson.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Parabéns @Jeferson Souza...é isso aí amigo...Dax é com calma, paciência e muita prática mesmo...pra entender e gravar os conceitos e comportamentos das medidas e o raciocínio lógico pra chegar no resultado esperado tbm é muito importante.

Fico feliz que vc esteja se dedicando e evoluindo nesse aprendizado....

Eu tenho 1 ano que venho estudando muito e aprendendo a cada dia....evolução em Dax no exige isso...experiência própria...

Continue firme nos estudos e na prática que vc vai longe, amigo.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Boa noite, meu amigo. Tudo bem.

Para acumular, vc precisa criar medidas que tenha esse comportamento.

As medidas do seu modelo trazem apenas os valores daquelas semanas.

Para visualizar o seu resultado acumulado, vc precisa usar as funções de inteligência de tempo para criar novas medidas, com base nas suas de vendas já existentes.

Vc pode usar a TOTALYTD, DATEYTD, por exemplo...ou até mesmo usar como abaixo:

Acumulado =

var semanaatual = MAX('Calendário'[WEEK CLASS])

var anoatual = SELECTEDVALUE('Calendário'[ANO])

return

CALCULATE([Total vendas],

FILTER(all('Calendário'),

'Calendário'[WEEK CLASS] <= semanaatual),

values('Calendário'[ANO]))

São várias maneiras de chegar no resultado esperado.

Sugiro vc procurar no curso as aulas sobre essa funções de inteligência de tempo para compreender melhor as suas funcionalidades e comportamentos.

sucesso aí, amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Jeferson, boa tarde. O comportmento do acumulado é considerar a maior data do contexto e trazer os valores somadas dos períodos anteriores, até chegar no Max do contexto. Qdo vc usa o filtro na segmentação, vc está ajustando esse MAX. Se ao selecionar a semana 3, ele já trás o resultado esperado, não entendi o motivo de haver a necessidade de selecionar mais de uma semana: nesse caso a 1, a 2 e a 3.Mas se vc quiser comparar o resultado de cada semana apenas, sem acumular, aí vc precisa usar sua medida apenas. Enfim, não entendi tbm o que vc espera de resultado final. Se puder exemplifcar com prints de telas. Demonstrar o que de fato não funcionou na medida que eu enviei. As imagens podem ajudar a entender melhor sua necessidade. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
13 horas atrás, Rodrigo R1 disse:

Boa noite, meu amigo. Tudo bem.

Para acumular, vc precisa criar medidas que tenha esse comportamento.

As medidas do seu modelo trazem apenas os valores daquelas semanas.

Para visualizar o seu resultado acumulado, vc precisa usar as funções de inteligência de tempo para criar novas medidas, com base nas suas de vendas já existentes.

Vc pode usar a TOTALYTD, DATEYTD, por exemplo...ou até mesmo usar como abaixo:

Acumulado =

var semanaatual = MAX('Calendário'[WEEK CLASS])

var anoatual = SELECTEDVALUE('Calendário'[ANO])

return

CALCULATE([Total vendas],

FILTER(all('Calendário'),

'Calendário'[WEEK CLASS] <= semanaatual),

values('Calendário'[ANO]))

São várias maneiras de chegar no resultado esperado.

Sugiro vc procurar no curso as aulas sobre essa funções de inteligência de tempo para compreender melhor as suas funcionalidades e comportamentos.

sucesso aí, amigo.

Oi Rodrigo, vou procurar sobre sim, assisti o vídeo mas não consegui realizar a DAX..

Se não for muito incomodo e puder ajudar novamente, eu gostaria que ao realizar a seleção da semana ele acumulasse pra mim selecionando mais de uma semana.

eu selecionando a Semana 01 02 e 03 ele trouxesse o acumulado dessas três, na dax que me enviou se eu selecionar apenas a semana 03 ele me traz o acumulado de 01 a 03.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 21/09/2021 em 14:08, Rodrigo R1 disse:

Jeferson, boa tarde. O comportmento do acumulado é considerar a maior data do contexto e trazer os valores somadas dos períodos anteriores, até chegar no Max do contexto. Qdo vc usa o filtro na segmentação, vc está ajustando esse MAX. Se ao selecionar a semana 3, ele já trás o resultado esperado, não entendi o motivo de haver a necessidade de selecionar mais de uma semana: nesse caso a 1, a 2 e a 3.Mas se vc quiser comparar o resultado de cada semana apenas, sem acumular, aí vc precisa usar sua medida apenas. Enfim, não entendi tbm o que vc espera de resultado final. Se puder exemplifcar com prints de telas. Demonstrar o que de fato não funcionou na medida que eu enviei. As imagens podem ajudar a entender melhor sua necessidade. 

@Rodrigo R1 agradeço a explicação, realmente o que falou faz total sentido..
Muitas vezes pra mim o que falta é a definição de como realmente mostrar os dados, porém com sua ajuda , algumas coisas ficaram mais claras.

Problema resolvido..

Muito Obrigado!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...