Ir para conteúdo
  • 0

Semana que começa em outro dia


Felipe Buzatti
Ir para solução Solucionado por Rodrigo R1 ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde, pessoal. 

Antes de mais nada, eu estou trabalhando num arquivo do power bi só leitura. Então só consigo criar novas medidas e editar cores e tal. Não tenho acesso ao power query ou mexer nos relacionamentos... 

O que acontece é que aqui na empresa eu estou fazendo um dash de contas a pagar, e preciso fazer um cartão que retorne quanto será pago na próxima semana. O detalhe é que para a empresa aqui, a semana começa na Quarta feira e termina na terça. Então tiveram seguinte ideia: Criaram a tabela calendário comum, e dentro dela, criaram uma coluna em que o a semana começa na quarta. A data inicial é dia 1/1/1994. Ai do dia 1 até o dia 4 conta como semana 1, e do dia 5 (quarta) até o dia 11 (terça), semana 2, e assim por diante. Portanto hoje estamos na semana 1447, do dia 15 ao dia 21. 

Agora, qual fórmula, calculo, que eu faço para que o power bi entenda que hoje  quero somatório dos valores a serem pagos na semana que vem, a 1448, do dia 22 ao 28.  E que só mude quando entrar na próxima semana. Ou seja, hoje mostra os valores da semana 1448. Apenas quando entrar na semana 1448, os valores mudam para a semana 1449. 

Alguma ideia? 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Oi Felipe, boa tarde.

Acho que seria isso que vc precisa:

Teste = CALCULATE(

[vtotal],

FILTER(

ALL(DCalendario),

DCalendario[Semana do Ano] = SELECTEDVALUE(DCalendario[Semana do Ano]) + 1

), VALUES(DCalendario[Ano])

)

1281804533_SemanaSeguinte.png.f785f8533e8fb8079a7ecc0473c1c3e6.png

Tem essa aula que vai te ajudar tbm: Inteligência de Tempo: Comparação com Ano Anterior e Semana Anterior - 4. Linguagem DAX (powerbiexperience.com)

Espero que tenha ajuda, amigo.

Sucesso aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@Roseane e @Rodrigo R1 Desculpa a demora. Deu certo quando usado com a coluna semana "normal" da tabela calendário. A coluna de semana diferente eu ainda não consegui mexer pq quem criou a coluna colocou como forma de texto, daí não consigo fazer os cálculos. Mas já pedi pra arrumar. Assim que der certo, aviso!! Muito Obrigado. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...