Ir para conteúdo
  • 0

Dificuldade no Tipo de Dado: DATA


jleoncioneto
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Olá a todos da comunidade!

Estou com um problema da mudança de tipo de dado, onde o tipo da coluna "Data Compra" quando alterado dá erro conforme o anexo a baixo.

Perceba que o "Data compra" está com situações diferentes e no padrão americano de data e em dois formatos, já na coluna "Data Entrega" está toda certa, porém na opção regional Brasil, no qual fiz essa alteração na "Data Compra" e nada. 

Tentei a opção de "Adicionar coluna como exemplo", mas acaba dando erro, pois a coluna "Data Compra" tem dois tipos de datas em formatos diferentes. 

 

RESUMUNDO: O que você aconselha que eu faça, para deixar no padrão da coluna "Data Entrega"?

 

Obrigado.

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Oi @jleoncioneto, aí é caso a caso mesmo, tem que ver a situação e se você consegue contornar no Power Query, se não conseguir, o DBA vai precisar prover o dado de forma correta para você.

Por isso é sempre ideal manter um bom relacionamento com a equipe responsável pela manutenção da fonte de dados. Vou ser sincera, eu prefiro resolver tudo que for possível no próprio banco de dados, eu tenho hoje poucas adaptações no Power Query ou via DAX, a maior parte da minha ETL está no banco de dados, a minha vantagem é que sou eu que faço a ETL, mas no seu caso é ir alinhando conforme necessário com o DBA e explicar o motivo de cada necessidade, assim ele compreenderá.

Obs.: se puder marcar alguma resposta como Solução para fechar o tópico, por favor 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @jleoncioneto!

Aplicando a alteração com a localidade funcionou, porém com a opção Inglês(Estados Unidos), acho que o padrão dessas datas está no padrão americano, deve ser por isso 😅

Segue arquivo com as datas ajustadas, se você quiser com isso modificar apenas para Data agora vai deixar também.

Demo.pbix

Editado por Michele
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
12 horas atrás, jleoncioneto disse:

Descobri ontem que a base realmente foi extraída com problema de configuração, e enviaram uma correta agora, mas aproveito o momento para fazer uma pergunta a vocês: Sabendo que podemos receber uma base de dados toda bagunçada e pegamos algo como este e o DBA não consegue ajustar o problema, como vocês trabalhariam com essa base? Sou iniciante, por isso pergunto.

Nesse caso a transformação dos dados pode ser feita no Power B.I. na maioria dos casos, mas para questões de performance é sempre aconselhável fazer o tratamento antes...(no database) ai a parte de medidas, visual, storytelling fica por conta do Power B.I.

É legal acompanhar o canal no youtube do Leonardo Karpinski, lá ele dá várias dicas, essa semana todo dia ele cria um dashboard novo, aproveita para absorver conhecimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
7 horas atrás, jleoncioneto disse:

Olá a todos da comunidade!

Estou com um problema da mudança de tipo de dado, onde o tipo da coluna "Data Compra" quando alterado dá erro conforme o anexo a baixo.

Perceba que o "Data compra" está com situações diferentes e no padrão americano de data e em dois formatos, já na coluna "Data Entrega" está toda certa, porém na opção regional Brasil, no qual fiz essa alteração na "Data Compra" e nada. 

Tentei a opção de "Adicionar coluna como exemplo", mas acaba dando erro, pois a coluna "Data Compra" tem dois tipos de datas em formatos diferentes. 

 

RESUMUNDO: O que você aconselha que eu faça, para deixar no padrão da coluna "Data Entrega"?

 

Obrigado.

 

image.png

image.png

Se possível, mande print do erro... Em seguida verifique como está essa informação no seu banco ou excel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi @jleoncioneto,

Já tentou com a opção "Usando a Localidade"? Normalmente é o que "salva" nessas horas.

Tenta para ver se resolve e nos conte aqui se deu certo, por favor. Caso não dê, aí teria que analisar com mais calma uma forma de resolver isso, daí seria ideal mesmo ter um .pbix com exemplo dessas duas datas, para podermos simular.

image.png.0c5e194121a6efdbe202404570d0ca10.png       image.png.343174455ce9a8c871b8cbff5485833c.png

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
11 horas atrás, Alexandre H. Moraes disse:

Se possível, mande print do erro... Em seguida verifique como está essa informação no seu banco ou excel

 

31 minutos atrás, Michele disse:

Oi @jleoncioneto,

Já tentou com a opção "Usando a Localidade"? Normalmente é o que "salva" nessas horas.

Tenta para ver se resolve e nos conte aqui se deu certo, por favor. Caso não dê, aí teria que analisar com mais calma uma forma de resolver isso, daí seria ideal mesmo ter um .pbix com exemplo dessas duas datas, para podermos simular.

image.png.0c5e194121a6efdbe202404570d0ca10.png       image.png.343174455ce9a8c871b8cbff5485833c.png

Segue uma demonstração em pbix para análise. Quero transformar a data na localidade Brasil. Perceba que a DATA ENTREGA está certinho já o DATA DA COMPRA está padrão americano e a terceira linha não sei que ocorre que parece que a mesma não é influenciada na realização da mudança de tipo de dado. Resolvendo ao terceiro registro, consigo resolver os outros registros. Nunca pensei que iria apanhar nessa questão de data.

Demo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

@jleoncioneto, você chegou a tentar transformar a coluna usando a opção que citei acima? A opção "Usando a Localidade"

Quando você clica nas opções da coluna o PBI vai te dar essa opção por último, conforme print que coloquei.

Se mesmo com isso não conseguir, daí além do seu .pbix vai precisar do arquivo da sua fonte, senão não conseguimos mexer na parte do Power Query.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, jleoncioneto disse:

 

Segue uma demonstração em pbix para análise. Quero transformar a data na localidade Brasil. Perceba que a DATA ENTREGA está certinho já o DATA DA COMPRA está padrão americano e a terceira linha não sei que ocorre que parece que a mesma não é influenciada na realização da mudança de tipo de dado. Resolvendo ao terceiro registro, consigo resolver os outros registros. Nunca pensei que iria apanhar nessa questão de data.

Demo.pbix 37 kB · 2 downloads

Encaminhe também o arquivo Demo.xlsx por gentileza

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
5 horas atrás, Michele disse:

@jleoncioneto, você chegou a tentar transformar a coluna usando a opção que citei acima? A opção "Usando a Localidade"

Quando você clica nas opções da coluna o PBI vai te dar essa opção por último, conforme print que coloquei.

Se mesmo com isso não conseguir, daí além do seu .pbix vai precisar do arquivo da sua fonte, senão não conseguimos mexer na parte do Power Query.

Realizei a mudança de localidade, mesmo assim a parte que dar erro não modifica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Um adendo na resposta da @Michele, percebi que na sua base (no excel) não está convertendo para número decimal suas datas que estão com problema... Verifique na sua próxima extração se trará novamente dessa forma, pois pode ser alguma config. no backend do software de onde você está extraindo.

Forte abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
12 horas atrás, Alexandre H. Moraes disse:

Um adendo na resposta da @Michele, percebi que na sua base (no excel) não está convertendo para número decimal suas datas que estão com problema... Verifique na sua próxima extração se trará novamente dessa forma, pois pode ser alguma config. no backend do software de onde você está extraindo.

Forte abraço.

Descobri ontem que a base realmente foi extraída com problema de configuração, e enviaram uma correta agora, mas aproveito o momento para fazer uma pergunta a vocês: Sabendo que podemos receber uma base de dados toda bagunçada e pegamos algo como este e o DBA não consegue ajustar o problema, como vocês trabalhariam com essa base? Sou iniciante, por isso pergunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...