Ir para conteúdo
  • 1

Real vs Meta


Raphael Hamdan
Ir para solução Solucionado por Raphael Hamdan ,

Pergunta

  • Alunos

Olá galera, boa noite. Todos bem? Espero que sim.

 

Galera, estou com um probleminha de Real vs Meta com uma granularidade de dados um pouco avançada pro meu conhecimento rsrsrs. Tenho uma tabela de metas onde a granularidade se dá por: Mês, Função, Localidade, indicador e metas.

A coluna onde se tem as metas se torna um pouco mais complexa por que, cada indicador tem uma tipagem diferente. Por exemplo: Na coluna de metas, tem-se valores a serem lidos como horas, percentuais, reais$, e número inteiro. Nesse caso, torna-se quase unânime a separação dessa coluna pelo indicador, para que se respeite a tipagem dos dados. Aí que começa a confusão de minha parte... Cada função pode ter os mesmos indicadores, e a mesma localidade. Sendo assim, não sei se seria recomendável a criação de referência de algumas fatos por cada indicador, para termos um singularidade na análise. 

Vale ressaltar, que a tabela de "Inputs" ou os números reais, serão inseridos mecanicanicamente dado o curto período da análise a ser esboçada entre Real vs Meta. A tabela de "Inputs - Real" deixei praticamente idêntica a tabela de metas, para que seja de mais fácil visualização e cruzamento entre os dados.

Com isso o objetivo final de visualização seria: o cruzamento entre cada indicador decorrente de cada função, comparando o real vs meta.

Agradeço muito a ajuda de todos nesse enigma que surgiu.

Abraços e desde já, muito obrigado.

Obs: Em anexo segue as duas bases em Excel + o PWB apenas com elas cruas, sem nenhuma análise ainda.

Real vs Meta.pbix Inputs.xlsx Metas.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução
Em 18/08/2021 em 23:50, Rodrigo R1 disse:

Raphael, boa noite. Estou analisando aqui o seu caso, pensei o seguinte:

Modelagem:

Criar as seguintes dimensões = Indicador, função, localidade e calendário;

Criar as fatos meta de acordo com o tipo de cada indicador: 1 fato para tipo tempo, outra para número inteiro, outra para percentual, outra para valor R$;

obs.: me parece que as metas são atreladas a cada indicador. Portanto, essas tabelas fato teriam o indicador e o valor correspondente a cada meta e de acordo com o tipo - não identifiquei que elas variam ao longo do tempo - o que facilita a análise.

Criar as mesmas fatos para o realizado. Porém, aqui vc pode deixar todas as colunas das 4 dimensões acima, separando pelo tipo de cada item - assim vc poderá relacionar com as demais tabelas dimensão.

Dessa forma, vejo que seu modelo terá 4 dimensões e 8 tabelas fato - 4 fatos de meta e 4 fatos realizado.

A dimensão indicador estaria relacionada a todas as 8 tabelas fato desse modelo que eu imaginei.

E as demais dimensões relacionadas à fato realizado.

A questão é que serão muitas medidas a serem criadas, de acordo com o tipo de dado de cada coluna.

Pensei ainda na possibilidade de se criar uma categoria de indicador - assim vc poderia agrega-los e analisa-los conforme o tipo do dado.

Meu amigo, seu modelo é bem complexo...rsrsrs.....espero que minhas sugestões possam contribuir de alguma maneira....rsrsrs

Inclusive sua dúvida seria um excelente case para o Leo solucionar....

Abraço.

 

Fala Rodrigo, tudo bem? Boa noite... Meu caro, creio que consegui algo nesse grande enigma de problema: Criei uma única fato com metas e realizados. A diferença foi que não minha fato metas todos os números deixei como decimais, e como a correspondência é exato com a fato realizado, fiz um "Merge" das duas, facilitando nas medidas, ou nem tanto rsrsrs.

Assim para a tipagem dos dados eu não consegui correr de criar cada medida com meta e realizado, para que eu consiga "ganhar" na alternância da tipagem dos dados....E bota medida aí rsrs.

Mas até o momento, está dando certo e o modelo não quebrou. 

Muitissimo obrigado pela atenção e ajuda nesse enigma e claro, se o nosso mestre conseguir contribuir de uma maneira mais performática, obviamente será muito bem-vindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Raphael Hamdan disse:

Olá galera, boa noite. Todos bem? Espero que sim.

 

Galera, estou com um probleminha de Real vs Meta com uma granularidade de dados um pouco avançada pro meu conhecimento rsrsrs. Tenho uma tabela de metas onde a granularidade se dá por: Mês, Função, Localidade, indicador e metas.

A coluna onde se tem as metas se torna um pouco mais complexa por que, cada indicador tem uma tipagem diferente. Por exemplo: Na coluna de metas, tem-se valores a serem lidos como horas, percentuais, reais$, e número inteiro. Nesse caso, torna-se quase unânime a separação dessa coluna pelo indicador, para que se respeite a tipagem dos dados. Aí que começa a confusão de minha parte... Cada função pode ter os mesmos indicadores, e a mesma localidade. Sendo assim, não sei se seria recomendável a criação de referência de algumas fatos por cada indicador, para termos um singularidade na análise. 

Vale ressaltar, que a tabela de "Inputs" ou os números reais, serão inseridos mecanicanicamente dado o curto período da análise a ser esboçada entre Real vs Meta. A tabela de "Inputs - Real" deixei praticamente idêntica a tabela de metas, para que seja de mais fácil visualização e cruzamento entre os dados.

Com isso o objetivo final de visualização seria: o cruzamento entre cada indicador decorrente de cada função, comparando o real vs meta.

Agradeço muito a ajuda de todos nesse enigma que surgiu.

Abraços e desde já, muito obrigado.

Obs: Em anexo segue as duas bases em Excel + o PWB apenas com elas cruas, sem nenhuma análise ainda.

Real vs Meta.pbix 25 kB · 0 downloads Inputs.xlsx 32 kB · 0 downloads Metas.xlsx 51 kB · 0 downloads

Obs: Esqueci de mencionar que os números de "Inputs - reais" estão em branco, pois gostaria de primeiro estruturar o modelo para assim, começar o preenchimento. Mas caso seja necessário fazer o preenchimento, me avisem.

 

Abraços e muito obrigado novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Boa Tarde, @Raphael Hamdan!

 

Olhando o seu problema, basicamente você tem 4 tipos de dados nas suas metas.
 

image.png.46c1e6eef16a3e1d406b5b29940697bd.png

 

Observe que, em última análise, todos estes tipos de dados podem ser representados como número decimal.
Então, você pode escolher entre separar por tipo ou padronizar todas em número decimal e, depois, fazer o ajuste do formato de exibição na medida, por exemplo.

O próprio Power Query, ao importar o seu conjunto de dados, interpreta como número decimal a sua coluna de metas.

Então, teste, veja se consegue trabalhar bem com os dados e, se não der certo, mude.

Realizar ajustes no Power Query é uma constante para ir adequando a sua necessidade.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
18 minutos atrás, Vitor Peralva disse:

Boa Tarde, @Raphael Hamdan!

 

Olhando o seu problema, basicamente você tem 4 tipos de dados nas suas metas.
 

image.png.46c1e6eef16a3e1d406b5b29940697bd.png

 

Observe que, em última análise, todos estes tipos de dados podem ser representados como número decimal.
Então, você pode escolher entre separar por tipo ou padronizar todas em número decimal e, depois, fazer o ajuste do formato de exibição na medida, por exemplo.

O próprio Power Query, ao importar o seu conjunto de dados, interpreta como número decimal a sua coluna de metas.

Então, teste, veja se consegue trabalhar bem com os dados e, se não der certo, mude.

Realizar ajustes no Power Query é uma constante para ir adequando a sua necessidade.

 

Olá Vitor, tudo bem? Boa tarde! Muito obrigado pela atenção, e ajuda nesse caso.

Vitor, ficou muito claro como posso interpretar a tipagem dos dados de acordo com a sua explicação. Porém, uma das minhas dúvida seria a seguinte: Cada função tem diferentes indicadores. E cada indicador, tem diferentes tipos de visualização dos mesmos. (Sejam horas, percentual, real$). Como eu poderia transmutar isso em uma medida, fazendo ela respeitar essa tipagem?

Tentei colocar uma amostra, veja se o sentido está correto, vitor... Lembrando que replicarei a mesma medida para a tabela de realizado fazendo assim, o cruzamento Real vs Meta.

Amostra.png

Real vs Meta.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Raphael, boa noite. Estou analisando aqui o seu caso, pensei o seguinte:

Modelagem:

Criar as seguintes dimensões = Indicador, função, localidade e calendário;

Criar as fatos meta de acordo com o tipo de cada indicador: 1 fato para tipo tempo, outra para número inteiro, outra para percentual, outra para valor R$;

obs.: me parece que as metas são atreladas a cada indicador. Portanto, essas tabelas fato teriam o indicador e o valor correspondente a cada meta e de acordo com o tipo - não identifiquei que elas variam ao longo do tempo - o que facilita a análise.

Criar as mesmas fatos para o realizado. Porém, aqui vc pode deixar todas as colunas das 4 dimensões acima, separando pelo tipo de cada item - assim vc poderá relacionar com as demais tabelas dimensão.

Dessa forma, vejo que seu modelo terá 4 dimensões e 8 tabelas fato - 4 fatos de meta e 4 fatos realizado.

A dimensão indicador estaria relacionada a todas as 8 tabelas fato desse modelo que eu imaginei.

E as demais dimensões relacionadas à fato realizado.

A questão é que serão muitas medidas a serem criadas, de acordo com o tipo de dado de cada coluna.

Pensei ainda na possibilidade de se criar uma categoria de indicador - assim vc poderia agrega-los e analisa-los conforme o tipo do dado.

Meu amigo, seu modelo é bem complexo...rsrsrs.....espero que minhas sugestões possam contribuir de alguma maneira....rsrsrs

Inclusive sua dúvida seria um excelente case para o Leo solucionar....

Abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...