Ir para conteúdo
  • 0

Média para filtro


Geraldo Cezar Duarte Fonse
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde,
Preciso de ajuda na seguinte situação;
Tem uma Aba de "Período de Dados" onde usei uma segmentação para filtrar as colunas do meu visual.
Estou fazendo algo de errado pois o filtro funciona apenas nas colunas Teto CV, Crime Saldo, TCV Teto e % Desempenho. As demais colunas não são filtradas pelo período escolhido.
Se eu coloco segmentação usando a dCalendario está dando errado pois quando filtro 2021 os dados de 2020 zeram.
Preciso de um filtro que pegue todas as minhas colunas do visual.
Desde já agradecido 

Zero - Copia.pbix 00_base_GDO_2021_BI (1).xls Meta Diária.xlsx

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

Olá @Geraldo Cezar Duarte Fonse!

Só por curiosidade, fiz um teste corrigindo as MEDIDAS usando USERELATIONSHIP e refazendo os relacionamentos conforme sugeri.

Não sei dizer se os resultados dos cálculos estão batendo conforme o esperado, mas todas as colunas estão reagindo ao filtro de data da dCalendario.

Faça um teste e veja se era o resultado que você queria.

Recomendo fortemente que você revise essa aula de USERELATIONSHIP do mestre Karspinski já que o seu projeto envolve fatos e metas com diferentes datas.

Abç.

 

1433506196_Zero (Corrigido USERELATIONSHIP).pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 16/08/2021 em 15:11, Geraldo Cezar Duarte Fonse disse:

Boa tarde,
Preciso de ajuda na seguinte situação;
Tem uma Aba de "Período de Dados" onde usei uma segmentação para filtrar as colunas do meu visual.
Estou fazendo algo de errado pois o filtro funciona apenas nas colunas Teto CV, Crime Saldo, TCV Teto e % Desempenho. As demais colunas não são filtradas pelo período escolhido.
Se eu coloco segmentação usando a dCalendario está dando errado pois quando filtro 2021 os dados de 2020 zeram.
Preciso de um filtro que pegue todas as minhas colunas do visual.
Desde já agradecido 

Zero - Copia.pbix 527 kB · 0 downloads 00_base_GDO_2021_BI (1).xls 2 MB · 0 downloads Meta Diária.xlsx 1 MB · 0 downloads

Olá boa noite!

Tudo bem?

Em uma rápida análise, aparentemente o problema é de contexto na medida DAX, dar uma olhada nessa aula do Mestre, onde ele utiliza CALCULTE + ALL + FILTER, para ver se te ajuda.

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/Xm7YEXBN76/calculo-de-acumulado-com-calculate-%2B-filter-%2B-all

Tem essa Live aqui também.

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/R4jwyb0Vea/live-67-mestre-power-bi-guia-definitivo-das-funcoes-calculate-com-all-values-e-keepfilters

 

Fico à disposição.

Editado por Rafael Lima
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá @Geraldo Cezar Duarte Fonse

O problema de filtro no seu projeto é que as colunas que não são filtradas pelo filtro de data não possuem relacionamento com a tabela de datas que você está usando.

No seu projeto, tem três tabelas do tipo calendário:

* Peiodo A

* fPeriodo dos Dados

* dCalendario

 

Enquanto você usa a tabela “fPeriodo dos Dados” para o segmentador de dados (filtro), algumas colunas apresentam valores cujas MEDIDAS são calculadas usando a tabela “dCalendario”.

Porisso o filtro aplicado não afeta essas colunas.

Veja no seu esquema de relacionamentos:

image.png.017198cbf42668cc284f975854d94042.png

 

Então podemos notar que os filtros aplicado pela segmentação de dados de “fPeriodo dos Dados” só irá funcionar nas medidas que envolvem cálculos da tabela dMetas, que são:

* TCV Teto

* TCV Apurada

* % Desempenho Cv

* Teto CV

* Crime Saldo

A minha sugestão de solução nesse caso seria usar somente a tabela dCalendario em todas as MEDIDAS e também no filtro de segmentação de dados.

Mas se você tentar usar um novo relacionamento entre dCalendario e a tabela de Metas, irá reparar que este novo relacionamento ficará “inativo” :

image.png.cd4f3535d55bfe1dfd1fcebf13f55d4c.png

 

Você terá então que corrigir as MEDIDAS usando esse relacionamento inativo, ativando-o através da função USERELATIONSHIP, sugiro que assista essa aula, que explica direitinho como e porquê usar essa função nesses casos:

https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/v94JYayjOg/ativando-relacionamentos-inativos-com-userelationship

É isso aí !

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 19/08/2021 em 18:02, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Geraldo Cezar Duarte Fonse!

Só por curiosidade, fiz um teste corrigindo as MEDIDAS usando USERELATIONSHIP e refazendo os relacionamentos conforme sugeri.

Não sei dizer se os resultados dos cálculos estão batendo conforme o esperado, mas todas as colunas estão reagindo ao filtro de data da dCalendario.

Faça um teste e veja se era o resultado que você queria.

Recomendo fortemente que você revise essa aula de USERELATIONSHIP do mestre Karspinski já que o seu projeto envolve fatos e metas com diferentes datas.

Abç.

 

1433506196_Zero (Corrigido USERELATIONSHIP).pbix 530 kB · 1 download

Boa noite Nelson tudo bem,
Obrigado pela ajuda.
Não deu certo na questão de filtrar o mesmo período Cv 2020 e CV 2021.
Fiz uma dCalendario para 2020 e uma para 2021. Não sei se é recomendável mas deu certo rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...