Ir para conteúdo
  • 0

Calcular primeira data de Valor


Lucascouto48
Ir para solução Solucionado por Barony ,

Pergunta

  • Alunos

Ola pessoal,

 

Estou precisando criar três colunas calculadas na tabela fHistorico RAB a partir de uma determinada condição.

Tenho uma tabela de taxas e preços do mercado financeiro. O que ainda não tive exito foi em calcular a coluna chamada Data LOSS que precisa trazer a primeira data onde o preço histórico Atual ficou menor que o primeiro preço KO dos dias seguintes para o mesmo código de Ticker. (Exemplo: Ticket VVAR3, Data operação 26/07/2021 com preço historico de 13,74 com preço KO de 12,09, mas na data de operação em 12/08/2021 para o mesmo Ticket o preço historico ficou 12,07 ABAIXO do preço de KO de 12,09 da primeira data de operação 26/07/2021. Então a coluna Data Loss deve retornar a data de 12/08/2021)

Depois de achar essa data preciso de outro coluna chamada Preço Loss que retorna qual preço hisotrico que estava na Data Loss que foi maior que o preço historico da data da operação. (Exemplo: Ticket VVAR3, Data operação 26/07/2021 com preço historico de 13,74 com preço KO de 12,09, mas na data de operação em 12/08/2021 para o mesmo Ticket o preço historico ficou 12,07 sendo ABAIXO do preço de KO de 12,09 da primeira data de operação 26/07/2021. Então a coluna Data Loss deve retornar o valor de R$12,07)

Por ultimo preciso calcular a coluna Data Fixing que na mesma linha deve ter a data de liquidação -1 dia util, mas o que travei foi quando é na segunda feira pois deve retornar a sexta feira da semana anterior.

Alguem pode me ajudar?

Obs: segue o arquivo power bi.

Dashboard_Teste.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
2 horas atrás, RodrigoSan disse:

Olá @Lucascouto48, tudo bem contigo?
Baixei sua base para analisar e me surgiram algumas dúvidas.
Essa comparação de Ticker deve ser feita como?
Dos Ticker´s

- Por Ticker
- Por Ano
- Por Mês

Assim na mesma linha do Ticket tem a Data Operação, data Solicitação e data Liquidação. Em seguida tem o preço histórico do ticket na respectiva data de operacao e o preço KO tb desta data de operacao.

O que preciso fazer e que não consegui fazer é criar uma coluna calculada considerando o periodo entre a data operacao até a data liquidação para retornar a próxima data de operacao onde o preço KO atual será maior que o próximo preço historico para o mesmo ticket. Caso essa condição não exista ai seria Black.

 

Depois de conseguir essa data seria retornar o preço historico desta data encontrada que tem de ser menor que o preço KO inicial.

Tipo no dedao seria:

Data liquidação 29/09/2021, Data operacao 26/07/21, preço historico R$2,00, preço KO 1,50 e o código Ticket.

Ai considerando Entre a data operacao até a data liquidação nas datas de operacao seguintes a medida tem de achar o próximo preço historico onde ele será menor que o preço KO atual de 1,50 para o MESMO ticket.

 

Exemplo: Data operacao 12/08/21, preço historico 1,49 para o mesmo ticket analisado.

 

Então a Data Loss é 12/08/21 e o preço Loss é 1,49 pq ele é menor que o preço KO inicial de 1,50.

Quebrei a cabeça hoje mas não consegui fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
4 horas atrás, Barony disse:

Lucas era isso que vc queria??

 


image.thumb.png.1c8c50cf13964ca8a47e01253e012550.png
 

Dashboard_Teste.pbix 317 kB · 1 download

Opa,

Do jeito que vc fez é isso, mas tb não é isso hehehehe

Eu marquei como resolvido pq percebi que é um problema mais de ETL do que DAX. Basicamente para o mesmo ticket eu teria de retornar primeira data em que o preço historico adiante ficou abaixo do preço KO inicial.

Com essa medida DAX vc retornou isso, mas a ideia é parar por ai. Como os dados continuam sendo alimentados ai essa medica vai mudar a data LOSS se nos dias seguintes o preço historico continuar abaixo.

Vou reabrir esse tópico na área de Modelagem de dados, mas VLW!!! Pq foi um grande avanço.

Curiosidade: Aqui na emprese eles ja tem um BI avacalhado que consegue fazer isso com u mtanto de concatenar + LookpValue que eu mesmo não entendi, mas com a modelagem correta e uma linguagem M avançada acho que dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...