Ir para conteúdo
  • 0

ALL - ALLEXCEPT


leoferbra
Ir para solução Solucionado por Frank Figueredo ,

Pergunta

  • Alunos

Oi Pessoal, boa noite.
Espero conseguir expor aqui da melhor forma a minha dúvida e tentar solucionar o meu problema.
No meu painel, eu expus todos os meus produtos vendidos por quantidade e nessa página tem o filtro de mês e ano.
Criei uma outra pagina para ser o Tooltip onde quero que demonstre a quantidade desse produto no mês anterior, no ano anterior e 2 gráficos informando as quantidades vendidas por mês e quantidade em valor vendido no ano filtrado porem nesses gráficos quero que apareçam todos os mês do ano selecionado.
Segue a formula que criei:


Total de QTD produtos (ALLEXCEPT) = 
CALCULATE(
    [Total de produtos],
    ALLEXCEPT(dCalendario, dCalendario[Nome do Mês])
)

O resultado é que usando essa medida, reparem que o gráfico não aparecem os meses do ano selecionado.

Espero que eu tenha conseguido explicar direito.

Obrigado

Tooltip.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

@leoferbra precisei de algo similar um tempo desses e a solução foi algo parecido com o que o @RodrigoSan pontuou, pois de fato você vai precisar de duas colunas diferentes, que no exemplo do rodrigo é o mês num e o mês em texto.

No meu caso eu resolvi da seguinte forma:

  • Usei dois campos um da fato e outro da dimensão
  • O campo da dimensão vai no tooltip, e o outro na fato
  • depois cria a medida removendo o filtro da fato.

com isso você vai conseguir mostrar todos os meses no tooltip.

image.thumb.png.11d3a7513fae4fe322d688dd3b7eb4a5.png

Tomando como base o arquivo enviado pelo Rodrigo acima eu fiz os ajustes que falei acima e segue em anexo o arquivo, dá uma olhada e vê se é isso que precisa.
 

fDados_F.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Pessoal..
Para realizar essa solução sugerida pelo @Frank Figueredo eu tenho que alterar toda as medidas que utilizam a dCalendario, pois a proposta utiliza uma coluna da mesma tabela fato que calcula a quantidade de produtos.

Fiz um teste e todas as outras formulas sofreram.
Provavelmente se não tiver uma solução onde eu não precise usar a coluna da fato, devo mudar os detalhes da apresentação

Desde já agradeço a todos pela ajuda e empenho em tentar solucionar.

Abraços

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Barony, com vai?
Obrigado por responder minha dúvida, mas a medida LY esta correta, pois no ano passado nesse mesmo período não ocorreu venda pois os restaurantes estavam fechados por conta da Pandemia.
O tooltip será filtrado pela pelos filtros já selecionados na pagina.
Meu problema é que não consigo com as medidas fazer aparecer todos os meses do ano selecionado na pagina..

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Olá Léo,

Fiz um teste aqui e para mim ocorre o mesmo, apesar de na página de tooltip não ter o segmentador com o filtro de período (e nessa página mostrar todos os meses), o Power BI parece por padrão "ativar" a interação do visual de linha do tempo na página de tooltip com o segmentador da página principal.

Eu sempre coloco meus visuais de linha do tempo na própria página do relatório, essa não seria uma opção para você, em vez de colocar no tooltip?

Obs.: testei removendo o filtro entre as tabelas Fato e DCalendario, e mesmo assim manteve mostrando apenas o mês filtrado. Talvez alguém com mais experiência tenha alguma sugestão de configuração que resolva isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Léo,

Olhei aqui a solução, o que ocorre é nessa solução foi utilizado no gráfico do tooltip o mês da hierarquia automática do Power BI, que por trás cria uma tabela de data. Se você modificar na solução o mês para o "normal" da tabela vai dar o mesmo problema.

Eu não utilizo hierarquia automática, por questões de performance, o Leo sempre orienta a não deixar ativo, pois pode inflar bastante o modelo, visto que para cada data no seu modelo o Power BI cria uma tabela calendário de forma oculta.

Dessa forma vejo duas possibilidades:

  • você duplicar a sua DCalendario e usar o campo de mês dessa sua segunda tabela no gráfico do tooltip (testei aqui e funciona), só reforçando que precisa fazer o relacionamento com a sua Fato também, senão vai mostrar os dados iguais no gráfico do tooltip.
  • criar uma página de "detalhes" e colocar apenas um ícone ao lado do teu visual na página principal que leve a essa página de detalhes, deixando ela oculta e com um botão de voltar para a página principal. Eu uso bastante esse recurso para permitir que o usuário interaja com os gráficos nessa outra página, coisa que com o tooltip ele não consegue.

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
×
×
  • Criar Novo...