Ir para conteúdo
  • 0

Listar clientes que não estão mais na sua base


Lucascouto48
Ir para solução Solucionado por Michele ,

Pergunta

  • Alunos

Pessoal estou com uma tarefa aparentemente simples. Tenho uma tabela FATO que mostra mensalmente o nº da conta de cliente e o saldo desta conta (Varias contas) No mês seguinte terei a mesma tabela com os saldos atualizados, mas meu gestor me deu a missão de criar uma medida ou modelar os dados de modo que eu consiga mostrar no mês filtrado as contas que eram clientes no mês anterior, mas que no mês filtrado não é mais cliente (Não não é mais cliente a conta sai da base de dados do mês seguinte, mas continua na base do mês anterior)

Alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Olá Lucas, caso a solução do colega não te ajude, no curso o Léo algumas aulas que falam sobre este tipo de informação clientes novos e recorrentes, com isso você adapta e obtém clientes que deixaram de comprar.

Essa aula acho que pode te ajudar, no caso modificando a lógica para trazer os antigos que deixaram de comprar e não os novos: https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/wa4Rw00Len/ex.-3-listando-clientes-novos-em-relacao-ao-mes-anterior

Sempre tenta montar a medida por partes, assim facilita o desenvolvimento da lógica. Primeiro tenta obter a lista dos clientes que compraram no mês anterior, vai armazenando em variáveis que ajuda nos testes e na organização do código 🙂

Basicamente você vai precisar:

  • obter uma lista com os clientes que compraram no mês anterior (eu uso CALCULATETABLE + VALUES nestes casos)
  • obter uma lista dos que compraram no mês atual
  • fazer um EXCEPT (ListaMesAnterior, ListaMesAtual)

Com isso você vai pedir que o EXCEPT te traga os clientes que estavam na lista do Mês Anterior e que não estão na lista de clientes do Mês Atual.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos
Em 28/07/2021 em 01:08, Lucascouto48 disse:

Gente deu certo!!!!!!!!!!!!!!

Muito obrigado pela ajuda😭

Oi Lucas,

Caso tenha sido essa resposta que te ajudou e puder marcar como Solução, acabou ficando no teu próprio post a marcação de Solução, obrigada! 🙂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Seria mais fácil anexa um exemplo simples e pequeno para facilitar o entendimento.

Imagino o seguinte: 

1) criar uma variável com uma tabela dos  clientes do mês anterior
2) criar outra variável com uma tabela dos clientes deste mês
3) usar a função EXCEPT para obter os clientes que estão no mês anterior, mas não estão no mês atual.
4) Usar a função MAXX, CONCATENATEX desta tabela (do passo 3) para retornar os clientes que não estão mais na base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
3 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Seria mais fácil anexa um exemplo simples e pequeno para facilitar o entendimento.

Imagino o seguinte: 

1) criar uma variável com uma tabela dos  clientes do mês anterior
2) criar outra variável com uma tabela dos clientes deste mês
3) usar a função EXCEPT para obter os clientes que estão no mês anterior, mas não estão no mês atual.
4) Usar a função MAXX, CONCATENATEX desta tabela (do passo 3) para retornar os clientes que não estão mais na base.

Ola Bruno! Obrigado por tentar me ajudar!

São essas bases de dados. Basicamente no mes atual (Mês filtrado) preciso mostrar as contas e o saldo bruto que na base anterior existiam, mas que na base atual sumiram.

 

Tentei Fazer os passos 1 e 2 que vc citou, mas me enrolei nos passos seguintes

07-2021_Posição.xlsx 06-2021_Posição.xlsx 05-2021_Posição.xlsx

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
6 horas atrás, Michele disse:

Olá Lucas, caso a solução do colega não te ajude, no curso o Léo algumas aulas que falam sobre este tipo de informação clientes novos e recorrentes, com isso você adapta e obtém clientes que deixaram de comprar.

Essa aula acho que pode te ajudar, no caso modificando a lógica para trazer os antigos que deixaram de comprar e não os novos: https://aprendapowerbi.club.hotmart.com/lesson/wa4Rw00Len/ex.-3-listando-clientes-novos-em-relacao-ao-mes-anterior

Sempre tenta montar a medida por partes, assim facilita o desenvolvimento da lógica. Primeiro tenta obter a lista dos clientes que compraram no mês anterior, vai armazenando em variáveis que ajuda nos testes e na organização do código 🙂

Basicamente você vai precisar:

  • obter uma lista com os clientes que compraram no mês anterior (eu uso CALCULATETABLE + VALUES nestes casos)
  • obter uma lista dos que compraram no mês atual
  • fazer um EXCEPT (ListaMesAnterior, ListaMesAtual)

Com isso você vai pedir que o EXCEPT te traga os clientes que estavam na lista do Mês Anterior e que não estão na lista de clientes do Mês Atual.

Gente deu certo!!!!!!!!!!!!!!

Muito obrigado pela ajuda😭

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 28/07/2021 em 13:48, Bruno Abdalla de Souza disse:

@Lucascouto48, seria legal você postar a solução para consultas, pois pode ajudar outras pessoas com a mesma dúvida no futuro.

Certo! Não sei se é a melhor forma, mas conferi nos dados e funciona

AuC Novas Contas =
Var ContasNovas = CALCULATETABLE(
                                   VALUES('fBase Banco [Conta])
)
Return
CALCULATE('Medidas AuC'[AuC Atual],
                       FILTER(dCliente, dCliente[Conta] in ContasNovas)
)

Bom eu tenho uma dimensão Cliente que consta dados apenas de clientes únicos(Cada cliente tem um ID e um número de conta)

Em seguida eu tenho 2 tabelas Fatos sendo:
- Fato AuC Clientes (Auc = Saldo em conta)
- Fato Base banco (Conta todas as contas dos clientes ordenados pela data de abertura, pois um cliente pode ter mais de uma conta

Na medida acima eu preciso conseguir capturar a soma do saldo apenas das contas novas (abertas no mês atual). Primeiro armazenei as contas novas na variável "Var Contas Novas" . Em seguida com a medida de soma dos saldos pronta "AuC Atual" filtrei a minha dimensão cliente onde a coluna de contas desta dimensão correspondesse  a variável que armazenou somente as contas novas do período.

O resultado é a soma somente das contas novas do período filtrado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Lucas, se na tua tabela fBase Banco tem apenas clientes novos então, a meu ver, o raciocínio tá correto.

Se por acaso nessa tabela puder ter clientes antigos, então vais precisar colocar uma condição para filtrar apenas os novos no teu “ VAR ContasNovas”.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 minuto atrás, Michele disse:

Oi Lucas, se na tua tabela fBase Banco tem apenas clientes novos então, a meu ver, o raciocínio tá correto.

Se por acaso nessa tabela puder ter clientes antigos, então vais precisar colocar uma condição para filtrar apenas os novos no teu “ VAR ContasNovas”.

Sim, é somente contas novas e com data de abertura. 
Cada linha é uma nova conta aberta na respectiva data 🙂 😊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Oi Lucas,

Então vai funcionar certinho, só questionei se essa tabela tem apenas contas novas pois caso você esteja, por exemplo, analisando mês a mês através de filtro, o que foi aberto mês passado pode não ser mais considerado como "novo" entendeu?

Neste caso, você precisaria filtrar a sua medida de novos para trazer apenas contas abertas apenas no mês atual, por exemplo, se essa for a regra de negócio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...