Ir para conteúdo
  • 0

Filtros Ano/Mês na página de vs Medida calculada


RochaPedro
Ir para solução Solucionado por Bruno Abdalla de Souza ,

Pergunta

  • Alunos

Bom dia pessoal , preciso de um help. 

 

Tenho uma situação onde há uma tabela de metas estipuladas por Ano/Mês um valor para cada período , e também tenho as vendas que acontecem filtradas Ano/Mês. 

Criei duas medidas calculadas :

 

A) Soma das quantidade das vendas :     Total Sales Quantity = sum(fVendas[Quant.])

B) Soma das quantidades das metas:     Total_Quant_Plan = sum(Meta[Target])

 

O meu problema é que quando aplico o filtro de período no pagina  a medida "A" obedece o filtro somando as vendas no período que eu pedi, mas a medida "B" não segue o filtro e soma todas as metas estipuladas independente do filtro aplicado, eu anexei a imagem do que esta acontecendo. 

 

Em resumo preciso que as duas medidas apliquem o filtro de período aplicado na pagina. 

 

Desde já agradeço a todos. 

 

Paulo Rocha

 

medida total da meta nao obedece o filtro de periodo.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
  • Solução

1) Onde não tem faturamento, retorna null ou zero.

2) OK, de fato isto acontece. Se você passar o pedido de vendas para o fatuirament, os pedidos vão se repetir. Para saber os pedidos únicos, aí vc pode usar funções para contar distintos (DISTINCTCOUNT) ou então a função VALUES ou ALL para obter os únicos.

Veja a live 70 do Leonardo Karpinski sobre modelagem avançada.

LIVE DE MODELAGEM AVANÇADA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
20 horas atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

Você não criou a dCalendario? O ideal seria ter a dCalendario com o período, sendo relacionada com o período da fMetas e da fVendas.
Desta forma, qualquer filtro na dCalendario irá filtrar as suas medidas.

Bom dia Bruno, 

 

Criei o dCalendario mas estou encontrando outro problema:

Cenário:

Tenho as tabelas: 

 

fVendas = Movimentação de vendas

fMeta= Meta mensal para as vendas , onde utilizo como chave com fVendas campo conteúdo ANO_MÊS

fPedido_Vendas= Movimentação dos pedidos de venda

fMeta_orders= Meta mensal para os pedidos de venda, onde utilizo como chave com fPedido_Vendas campo conteúdo ANO_MÊS

 

A) Preciso manter o relacionamento entre fVendas e fPedido_Vendas para poder listar os dados do Pedido de vendas na venda efetivada.

Dificuldades:

1) Quando relaciono dCalendario com fPedido_Vendas o relacionamento fica desativado pois já tenho um relacionamento entre fVendas e dCalendario.

2)  Quando relaciono fMeta com dCalendario o sentido fica fMeta ===>dCalendario e o relacionamento fica desativado por conta da ligação entre dCalendario e fVEndas. 

3) Quando relaciono fMeta_Orders com o dCalendario o sentido fica fMeta_Orders ===>dCalendario e o relacionamento fica desativado por conta da ligação entre dCalendario e fPedido_Vendas. 

 

 

 

 

relacionamentos.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Bom dia, 

 

Não pelo seguinte, pelos seguintes motivos:

 

1 - Nem todos os itens dos pedidos de venda foram faturados, o que gera saldo a ser faturado nos pedidos ;

2 - Um único pedido de vendas pode alimentar N faturamento diferentes; 

 

Consegui ser claro ? 

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
10 minutos atrás, Bruno Abdalla de Souza disse:

1) Onde não tem faturamento, retorna null ou zero.

2) OK, de fato isto acontece. Se você passar o pedido de vendas para o fatuirament, os pedidos vão se repetir. Para saber os pedidos únicos, aí vc pode usar funções para contar distintos (DISTINCTCOUNT) ou então a função VALUES ou ALL para obter os únicos.

Veja a live 70 do Leonardo Karpinski sobre modelagem avançada.

LIVE DE MODELAGEM AVANÇADA

Vou dar uma olhada, obrigado mais uma vez. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...