Ir para conteúdo
  • 0

Ranking


Anderson Souto
Ir para solução Solucionado por Nelson Kobayashi ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria de criar uma medida, para definir o ranking dos top 1,2 e 3 motoristas da minha frota.

Diferente de saber o quanto um vendedor teve de faturamento durante um periodo, eu gostaria de saber, o motorista que teve menos eventos de excessos de velocidade, frenangens, curvas, enfim, durante o periodo.

Alguém poderia me ajudar por gentileza?

Muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 0
  • Alunos
21 horas atrás, Anderson Souto disse:

Boa tarde pessoal,

Eu gostaria de criar uma medida, para definir o ranking dos top 1,2 e 3 motoristas da minha frota.

Diferente de saber o quanto um vendedor teve de faturamento durante um periodo, eu gostaria de saber, o motorista que teve menos eventos de excessos de velocidade, frenangens, curvas, enfim, durante o periodo.

Alguém poderia me ajudar por gentileza?

Muito obrigado.

Bom dia.

Nesse caso é igual a TOPN, só muda no final, mudar de DESC (descendente) para ASC (ascendente) ou vice-versa.

image.thumb.png.dbaae614bf86cf8e195fcb96d70949da.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
33 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Bom dia.

Nesse caso é igual a TOPN, só muda no final, mudar de DESC (descendente) para ASC (ascendente) ou vice-versa.

image.thumb.png.dbaae614bf86cf8e195fcb96d70949da.png

Bom dia, tudo bem?

Não deu certo, quero colocar as informações conforme o background de ranking, segue meu projeto em anexo. Se puder me ajudar agradeço.

Projeto Abm Viação Mimo.pbix

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
8 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Qual seria o resultado esperado nesse ranking ?

Os veiculo que menos tiveram ocorrências de infrações, somando, acelerações + frenagens + excessos de velocidade + curvas + banguelas + RPM alto.

Exemplo:

1° Lugar = 2 Eventos

2° Lugar = 3 Eventos

3° Lugar = 4 eventos

 

E por ai vai...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Poderia fazer essa contagem de infrações juntando duas tabelas com a função DAX UNION, porém as duas tabelas de fato "fAcelerações_Frenagens_ExcessosdeVelocidade"  e "fCurvas_Banguela_Rpm" teriam que ter a mesma quantidade e colunas idênticas, o que não é o caso.

Veja:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/union-function-dax

Sendo assim, teria que juntar as duas tabelas no power query e gerar uma tabela só para contagem de infrações por placa de veículo, que se relacionaria a tabela dimensão "dVeiculos" para fazer a contagem por prefixo, aí sim depois usar RANKX e TOPN.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
1 hora atrás, Nelson Kobayashi disse:

Poderia fazer essa contagem de infrações juntando duas tabelas com a função DAX UNION, porém as duas tabelas de fato "fAcelerações_Frenagens_ExcessosdeVelocidade"  e "fCurvas_Banguela_Rpm" teriam que ter a mesma quantidade e colunas idênticas, o que não é o caso.

Veja:

https://docs.microsoft.com/pt-br/dax/union-function-dax

Sendo assim, teria que juntar as duas tabelas no power query e gerar uma tabela só para contagem de infrações por placa de veículo, que se relacionaria a tabela dimensão "dVeiculos" para fazer a contagem por prefixo, aí sim depois usar RANKX e TOPN.

Vou fazer alguns ajustes no Power Query, e deixar as tabelas iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
33 minutos atrás, Nelson Kobayashi disse:

Mas se o ranking for calculado pelo prefixo, que é relativo ao veículo, como seria o resultado por motorista ?

Cada veículo é conduzido sempre pelo mesmo motorista ?

Sim, acabei de "juntar" as tabelas no Power Query, como eu faço para criar o ranking?

No caso, os melhores veículos são os que tiverem menos ocorrências.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
41 minutos atrás, Anderson Souto disse:

Sim, acabei de "juntar" as tabelas no Power Query, como eu faço para criar o ranking?

No caso, os melhores veículos são os que tiverem menos ocorrências.

 

Agora é só criar um Ranking, veja neste vídeo como fazer (sobre ranking começa aos 00:01 :38 minutos).

 

 

E para filtrar os três melhores do Ranking, veja este vídeo:

 

Eu usaria direto o filtro lateral (explicado no segundo vídeo), mas dizem que usar o ranking é mais performático ... testa aí.

Espero ter ajudado.

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos

Aqui eu expliquei bem detalhado, os dois cenários. Um para artilheiros (jogadores que fizeram MAIS GOLS tem melhor ranking) e outro cenários para goleiros (goleiros que sofreram MENOS GOLS tem melhor ranking). Um exemplo similar ao seu, agora que está tudo em uma tabela só:

 

https://community.powerbiexperience.com/topic/1098-qual-função-utilizar-para-fazer-um-rank-de-artilheiro-e-outro-rank-de-goleiro-com-menos-gols-sofridos/?do=findComment&comment=4506

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 19/07/2021 em 17:22, Nelson Kobayashi disse:

Lembre-se que para considerar os menores valores como os melhores resultados, precisa mudar no final, mudar de DESC (descendente) para ASC (ascendente) ou vice-versa.

Bom dia,

Tentei fazer uma medida e não deu certo, poderia me ajudar por gentileza?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
28 minutos atrás, Anderson Souto disse:

Bom dia,

Tentei fazer uma medida e não deu certo, poderia me ajudar por gentileza?

Bom dia,

Eu gostaria de saber, como fazer uma medida para colocar em um cartão, a quantidade de eventos. (Os que menos tiveram eventos)

TOP #1 = xxx

TOP #2 = xxx

TOP #3 = xxx

Muito obrigado pelo suporte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...