Ir para conteúdo
  • 0

Dúvida sobre Fórmula de coluna personalizada.


Dyego Soares da Silva
Ir para solução Solucionado por Vitor Peralva ,

Pergunta

  • Alunos

Boa tarde Pessoal!!!

Seguinte, acabo de concluir um dashbord de campeonato de futebol. Nele pude treinar vários conceitos, além de tirar vários insights para o meu aprendizado também. Descobri "n" formas de fazer a mesma coisa, porém de modo diferente. 😁

Fui mostrar para um amigo e ele me questionou: "E se você zerar a pontuação de todos e conforme for passando cada rodada sua tabela siga o mesmo padrão da tabela do campeonato brasileiro", achei interessante e fui tantar fazer...

Porém  me deparei com uma situação a qual não estou conseguindo sair 😅 e preciso de ajuda de vocês 🙏.

A ideia agora é fazer com que a cada rodada que eu preencha os resultados dos jogos que estão no meu banco de dados (arquivo excel) rs. A minha tabela de classificação reflita esse cenário. E com isso siga o mesmo padrão da tabela do campeonato brasileiro.
 

image.png.bf8e78d89ed70533f8e3b2aed5ca93ac.png

Como vocês podem ver na tabela acima os P, J, E e % não ficaram "zarados", mesmo eu deixando minha base de resultados "zerada".
image.png.c70fd7c814ff1121cd07ebc5627f15f1.png
 

Andei investigado a fórmula da coluna personalizada:


image.thumb.png.85f75bac86a5ae361651e99fe0d395a0.png

E pela lógica utilizada o meu "p" nunca vai ser "zerado" o valor.

Com isso a minha coluna "p" mantei o valor e conseguentemente arrasta os calculos usado nas medidas criadas, refletindo então os resultados  na tabela de classificação de P=13, J=13, E=13 e % de 33%


image.thumb.png.4ca59fcb273e9752f70f9a0d8f0492ba.png

É possível criar um "ajuste técnico" na coluna personalizada para resolver essa situação? sem que projudique os demais calculos do meu dashboard? como por exemplo a medida de rank usada para critério de desempate:

Tabela_Copinha_2021.xlsxCopinha_2021.pbiximage.png.43d0240e606cd9dd0eb9e053b40402b5.png

Obrigado pela atenção.

obs: anexo estou deixando os arquivos pbix e xlsx que estou usando.











 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 respostass a esta questão

Posts Recomendados

  • 1
  • Alunos
  • Solução

Boa Noite, @Dyego Soares da Silva!

 

O seu problema não está no Power Query, mas sim no DAX.

Os cálculos estão corretos a nível de Power Query.

 

Veja que no seu exemplo, o que você chamou de "zerar" foi colocar zero gols para ambas os times em todos os jogos.

Isto na verdade, é um empate.

Se o jogo terminar sem gols, o resultado é 0 x 0 e ambas as equipes ganharão 1 ponto cada.

Zero é diferente de null (vazio).
 

Se você quer fazer um acompanhamento rodada a rodada ou data a data, você deve ajustar as fórmulas DAX.

Atualmente, ela calcula a pontuação geral.

Se você colocar um filtro de rodada e selecionar uma qualquer, ela vai apresentar única e exclusivamente a pontuação daquela rodada e um jogo para cada time.

O que vc tem que fazer é alterar a sua fórmula DAX para que ela traga os valores acumulados até a rodada selecionada, assim um filtro de rodada trará os resultados esperados.

 

Espero que tenha conseguido lhe auxiliar e dar uma linha de raciocínio a seguir.

 

 

 

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1
  • Alunos

Olá @Dyego Soares da Silva!

Não é a resposta que você está pedindo, mas aí vai um incremento bem legal pro seu projeto :

É um visual da loja de visuais da Microsoft, este aqui (Play Axis)

image.png.21dfc2ceb6f4e6786c535b19db3b6012.png

O que ele faz:

O Play Axis cria uma nova dimensão de evolução para os seus gráficos, neste caso um dimensão de tempo.

Veja um exemplo:

1. ) Aqui está o visual de Play Axis, abaixo coloquei duas caixa de dados, uma para a partida e outra para o número da rodada.

2. ) Aqui nos controles, você pode apertar play e deixar ele rodar sozinho automaticamente irá avançar data a data do calendário de jogos, dá pra configurar a velocidade de avanço automático ou avançar manualmente clicando nos botões de avançar e recuar.

Em teoria, ele filtra a data do jogo e traz os resultados das partidas nas datas. Teria que ver se os resultados batem com o calendário dos jogos e talvez fazer alguns ajustes em algumas MEDIDAS que alteram o contexto de data.

3. ) Cartão de data: Um cartão simples para indicar a data corrente no filtro.

4. ) Cartão de rodada: Um cartão simples para indicar a rodada corrente.

5. ) Não sei se aparece pra você também, mas tem uma “partida fantasma” aqui...

image.png.4e72d619a4b5f08308eb9e5f10549172.png

Com esse recurso, dá pra acompanhar a evolução do campeonato rodada a rodada.

É isso aí!

Fica a dica, parece que vai dar um upgrade bem legal no seu projeto, espero que funcione bem.

Abç.

Editado por Nelson Kobayashi
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 16/07/2021 em 18:28, Nelson Kobayashi disse:

Olá @Dyego Soares da Silva!

Não é a resposta que você está pedindo, mas aí vai um incremento bem legal pro seu projeto :

É um visual da loja de visuais da Microsoft, este aqui (Play Axis)

image.png.21dfc2ceb6f4e6786c535b19db3b6012.png

O que ele faz:

O Play Axis cria uma nova dimensão de evolução para os seus gráficos, neste caso um dimensão de tempo.

Veja um exemplo:

1. ) Aqui está o visual de Play Axis, abaixo coloquei duas caixa de dados, uma para a partida e outra para o número da rodada.

2. ) Aqui nos controles, você pode apertar play e deixar ele rodar sozinho automaticamente irá avançar data a data do calendário de jogos, dá pra configurar a velocidade de avanço automático ou avançar manualmente clicando nos botões de avançar e recuar.

Em teoria, ele filtra a data do jogo e traz os resultados das partidas nas datas. Teria que ver se os resultados batem com o calendário dos jogos e talvez fazer alguns ajustes em algumas MEDIDAS que alteram o contexto de data.

3. ) Cartão de data: Um cartão simples para indicar a data corrente no filtro.

4. ) Cartão de rodada: Um cartão simples para indicar a rodada corrente.

5. ) Não sei se aparece pra você também, mas tem uma “partida fantasma” aqui...

image.png.4e72d619a4b5f08308eb9e5f10549172.png

Com esse recurso, dá pra acompanhar a evolução do campeonato rodada a rodada.

É isso aí!

Fica a dica, parece que vai dar um upgrade bem legal no seu projeto, espero que funcione bem.

Abç.

Boa noite @Nelson Kobayashi, me desculpa pela demora, mas tive problemas com meu pc e acabei comprando outro. Chegou hoje 🙂

Muito obirgado por compartilhar esse recurso irei utilizar.

Mais um vez, grato pelo seu suporte.

Abraços.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 0
  • Alunos
Em 18/07/2021 em 00:06, Vitor Peralva disse:

Boa Noite, @Dyego Soares da Silva!

 

O seu problema não está no Power Query, mas sim no DAX.

Os cálculos estão corretos a nível de Power Query.

 

Veja que no seu exemplo, o que você chamou de "zerar" foi colocar zero gols para ambas os times em todos os jogos.

Isto na verdade, é um empate.

Se o jogo terminar sem gols, o resultado é 0 x 0 e ambas as equipes ganharão 1 ponto cada.

Zero é diferente de null (vazio).
 

Se você quer fazer um acompanhamento rodada a rodada ou data a data, você deve ajustar as fórmulas DAX.

Atualmente, ela calcula a pontuação geral.

Se você colocar um filtro de rodada e selecionar uma qualquer, ela vai apresentar única e exclusivamente a pontuação daquela rodada e um jogo para cada time.

O que vc tem que fazer é alterar a sua fórmula DAX para que ela traga os valores acumulados até a rodada selecionada, assim um filtro de rodada trará os resultados esperados.

 

Espero que tenha conseguido lhe auxiliar e dar uma linha de raciocínio a seguir.

 

 

 

Boa noite @Vitor Peralva,  obrigado!!!

Você tem razão, vou seguir esse raciocínio alterando as formulas DAX.

Grato pela ajuda

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faça login para comentar

Você vai ser capaz de deixar um comentário após fazer o login



Entrar Agora
×
×
  • Criar Novo...