Ir para conteúdo

renanvg7

Alunos
  • Total de itens

    12
  • Registro em

  • Última visita

Perfil

Informações adicionais

  • Sexo
    ♂ Masculino
  • Mora em
    SP
  • Nasceu dia
    18-02-1991

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

renanvg7's Achievements

Aspirante

Aspirante (2/6)

1

Reputação

1

Community Answers

  1. @Bruno Abdalla de Souza infelizmente não funcionou... acredito que o uso do ALL pode ser pesado demais para essa base... Se não houver alternativa, acredito que eu vá ter que solicitar a disponibilidade dessa informação na forma de colunas para a equipe de desenvolvimento global, mas estava esgotando as possibilidades antes com o DAX.
  2. @Bruno Abdalla de Souza Segue um exemplo simples, e com uma solução possível que eu desenvolvi, porém que não é performática o suficiente para a base de dados real: Exemplo - Peso próxima viagem.pbix
  3. Bruno e Bernardo, boa noite. Na verdade, pode considerar essa tabela como sendo um exemplo concreto. O problema que tenho é que o modelo de dados não está com as tabelas disponíveis diretamente, é uma conexão direta a um modelo na nuvem da azure, eu não tenho ela disponível para reduzir ou para fazer atualização incremental. Eu também não consigo gerar o pbix com uma conexão direta, pois é da companhia e sigiloso. Só precisaria de uma fórmula dax mais eficiente para avaliar a linha seguinte de uma tabela filtrada pelo veículo, que está exatamente no molde que enviei na foto.
  4. Olá pessoal, tudo bem? Estou com um problema bem específico, em que mesmo sabendo solucionar na teoria, acabo tendo problemas de desempenho por estar usando um modelo muito pesado. Coloquei como exemplo abaixo uma tabela fato, onde tenho viagens de veículos com pesos iniciais das viagens. Preciso criar uma medida que calcule o peso inicial da próxima viagem desse mesmo veículo. Parece bastante simples trabalhando com filtros e com ALL, porém a tabela real com que eu trabalho está num datalake gigante, com informações do mundo inteiro, e ao testar funções como essas o resultado ou demora muito ou simplesmente o sistema não carrega os cálculos. Estava quebrando a cabeça ao tentar usar a função nova OFFSET do Power BI também, mas não consegui achar uma forma eficiente de verificar a próxima viagem imediata para um mesmo veículo. Alguma sugestão? Obg.
  5. Bom dia @Paulo Cesar. Acredito que depende da sua intenção. Se você quer utilizar em eixos, cabeçalhos de tabelas, etc, o ideal seria criar uma coluna calculada com base na informação da coluna (entendo que você já tem essa coluna com os anos, só precisaria de uma coluna ao lado para ser o Ano_Ajustado) Agora, se você só precisa colocar em um cartão ou algo assim para sinalizar qual o ano ajustado, uma medida já seria o suficiente. A forma como fazer essa medida também vai depender do que você deseja mostrar no deu dashboard. Você poderia detalhar mais o que você deseja fazer?
  6. Bom dia @Afelicioe @Rodrigo Souza Só queria complementar a resposta do colega acima porque acho importante também atentar que deve-se ter alguns cuidados nessa solução, pois já tive esse problema. Imagina que você queira varrer alguma tabela fato com uma função iteradora (SUMX, por exemplo), baseado na coluna de categoria da tabela dimensão. O loop vai chegar na bebida e fazer a soma de tudo que é bebida na tabela fato, depois alimento, depois alimento de novo, depois bebida... percebe que pode não gerar o resultado que você deseja, podendo multiplicar várias vezes uma soma pela repetição desse valor na dimensão. Você só tem que se atentar para tentar remover essas duplicatas na fórmula DAX, usando funções como a summarize.
×
×
  • Criar Novo...