Ir para conteúdo

vitorkol

Alunos
  • Total de itens

    15
  • Registro em

  • Última visita

2 Seguidores

Perfil

  • Linkedin
  • Interesse em receber propostas de empresas
    Sim
  • Eu trabalho ...
    Não estou trabalhando atualmente
  • Trabalho na
    Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais

Informações adicionais

  • Sexo
    ♂ Masculino
  • Mora em
    MG
  • Nasceu dia
    18-02-1982

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

vitorkol's Achievements

Aspirante

Aspirante (2/6)

  • Feliz 1° ano! ✨

Recent Badges

6

Reputação

  1. Verdade, entretanto você também me ajudou pra caramba! Poxa agradeço de mais, porque só de alguém já dar uma olha, me levou a pensar fora da caixa. As vezes a forma como estava pesquisando para achar a solução, ou, a sindrome de galinha, ficar só olhando para onde cisca. Contudo ainda permaneço com a pergunta: Onde estou cometendo meus erros? @Tiago Craici e @Fred - DAX muito obrigado mesmo!
  2. @Fred - DAX é isso mesmo! Visualmente está certo. Rapaz, onde estou cometendo meus erros? Tentei até fazer um contexto de linha usando o groupby com a calculate, mas, sempre caindo no mesmo total por coluna (15,14,16,13,16), mas, nunca no resultado por linha!
  3. @Tiago Craici não consegui editar a resposta anterior. O resultado final deve ser semelhante a esta imagem: O total de espécie por campanha sempre será vazio ou 1 por causa do distinct count por o total por campanha será a soma por linha igual a coluna total e a frequência é a coluna total divida pela quantidade de campanha que neste exemplo são 5. Eu não posso ter um total geral de frequência porque ele ultrapassaria 100%. Por quê? Se em uma campanha eu tiver coletado a mesma espécie em todas elas o cálculo de frequência é: Total de presença = 5 / Total de Campanha 5 = 100% e se tiver coletado a mesma espécie em 3 campanhas o cálculo de frequência é: Total de presença = 3 / Total de Campanha 5 = 60% e assim sucessivamente.
  4. Olá @Tiago Craici, rapaz que sensacional ver essa tabela assim. É isso que eu preciso, todavia a frequência de ocorrência ela não pode ter a soma de total = 100% isso ocorre porque no somatório de ocorrências ultrapassariam 100% de presença de uma espécie de peixe. Cálculo de frequência: Quantidade de vezes que uma espécie apareceu / pelo total de campanhas Então neste caso, por exemplo as 4 primeiras linhas deveria ficar assim: No caso apresentado por você, acho que você somou a quantidade de indivíduos por isso deu um total de 85, todavia não mesmo que para o peixe da espécie Ciliophora tenha sido capturado 9 vezes (linha 5 da tabela) ele só pode ser considerado como 1 especie em cada uma das campanhas. que neste caso são 5 campanhas. Por este motivo que usei o distinct count, para montar a tabela do arquivo .pbix ou qualquer uma das imagens acima iniciais. Mesmo que em uma campanha não acha a presença de uma espécie, eu devo dividir pelo total de campanhas neste caso se em 5 campanhas a mesma espécie apareceu em duas campanhas, a frequência é: 2/5 = 40%. se apareceu somente 1 vez em 5 campanhas é 1/5 = 20% e se apareceu em todas as campanhas a frequência é 100% Consegui, explicar melhor? Mais uma vez, muito obrigado!
  5. Olá amigos, estou com um problema de lógica para montar minha consulta dax. Preciso calcular a frequência de ocorrência de uma espécie de peixe em cada campanha programada. A Identificação é única independente da quantidade de peixes coletados. Então a medida Qtde de Taxons foi criada utilizando o distinct count. Dessa forma eu consigo ver em quais campanhas aquele peixe apareceu, conforme imagem a seguir: Porém eu tenho um problema que é o Total por linha e coluna, ou seja, o subtotal. Eu criei uma medida total linhas, porém não está funcionando como eu queria, pois ela está somando total por coluna, pode ser simulado pelo filtro Campanha do pbix em anexo. E como deveria fica? conforme a imagem a seguir: Sendo assim eu teria um resultado semelhante a este da imagem a seguir: Estou compartilhando o .pbix com as medidas e um arquivo em excel com os dados. Caso não leia a fonte, é só alterar o caminho do arquivo para o excel na pasta onde você baixar os mesmo. Desde já agradeço imensamente a ajuda, pois já saiu do meu nível de conhecimento inicial. Um abraço e Deus os abençoe em tudo.Frequência de Ocorrência.pbixLaudoHB.xlsx
  6. vitorkol

    Medida IQA

    E ai blz @Bruno Abdalla de Souza ? Vou fechar o post, porque na verdade o site do IGAM tem a informação pela metade. Para que seja possível realizar a aplicação da fórmula é preciso as demais fórmulas para cada um dos noves parâmetros, por isso não conseguia chegar no valor real do indicador. Obrigado pela atenção dispensada.
  7. vitorkol

    Medida IQA

    Olá amigos, hoje estou com uma dúvida, sobre (Produto de um conjunto de dados) Mesmo tendo a função DAX PRODUCT, não consegui simular a equação de IQA - Índice de Qualidade da Água. Peço ajuda aos amigos do DAX avançado para orientação se é possível fazer em DAX ou terei que fazer em M? Se em M alguém teria conhecimento para auxiliar? Em anexo formula mais base utilizada para gerar o índice que varia entre 0 -100 Fonte de estudo: http://portalinfohidro.igam.mg.gov.br/sem-categoria/319-indice-de-qualidade-das-aguas-iqa Objetivo da Medida: Utilizá-la como parâmetro para formatação condicional de cores conforme exemplo abaixo: Desde já agradeço e desejo um excelente ano novo! Indice_Qualidade_Água.xlsx
  8. @Roseane boa noite! Primeiramente como você está, sua família, saúde de todos? Espero que estejam todos bem. Menina, você salvou minha vida, porque para mim a função sumx tinha que ser usada dentro da calculate, mas, bom saber que a ordem dos fatores não alteram o produto. Muito obrigado por elucidar, já fiz até o Equitabilidade Total. Agora é replicar para o produção! You're rock.
  9. Boa noite pessoal, Antes de postar pesquisei muito aqui na comunidade e não vi nada igual. Disponibilizo o .pbix + base + fórmula executada no excel. O que pega? Preciso aplicar do cálculo total de Shannon para conseguir executar a próxima medida estatística que é a da Equitabilidade. Todavia não consigo o total devido a não fazer a soma da Medida. veja foto. O Total de Shannon deveria ser 1,24 e aplicado a fórmula de Total Equitabilidade o total dever ser 0,90, planilha em anexo Calculo_de_Shannon.xlsx O acesso é via banco de dados online, por pegue uma amostra para ver se conseguem me elucidar onde estou errando. Preciso fazer duas novas medidas Shannon total e Equitabilidade total Tentei dessa forma porém não deu certo: Shannon Total = CALCULATE( [Shannon], FILTER( ALL(fColetaEspecie), 'fColetaEspecie'[DataColeta]<=MAX(dCalendario[Data]) ) ) E várias outras formas também. Dentro das medidas tem o comentário sobre a fórmula e no arquivo .xlsx também. Desde já obrigado a todos. Calculo de Shannon.xlsx Calculo Shannon.pbix fColetaEspecie.csv
  10. Muito obrigado, não tem como fugir muito, mas, ainda é melhor do que ter que programar no PowerQuery, apesar de já ter feito a implementação. Só não achei o local da reação, vou ter que ver as dicas da Sayuri novamente! risos...
  11. Fala Fernando tudo bem? Tem uma função reservado do DAX que é a WEEKDAY() ela retorna um array de dias 0 - domingo e 7 - sábado dessa forma em sua tabela dimensão você poderá criar uma coluna a parte conforme exemplo abaixo: Fim Semana = SWITCH( WEEKDAY(dCalendario[Data]); 1;0; 7;0; 1 ) O que isso quer dizer: que você tem 7 dias na semana na liguagem de programação um array começa na posição 0, ficando assim: 0 - domingo, 1 - seg.feira, 2 - ter-feira, 3 - qua-feira .... 7 - sábado. A Consulta DAX acima se lê da seguinte forma: Retorne para mim, os dias da semana quando for sábado ou domingo registre como 0, se for os demais registre como 1. Ai você pode ordernar sua dCalendario e colocar a coluna FimSemana ao lado da DiaSemana, para conferir o resultado. 👍 Feito isso você irá na sua tabelaFato onde deseja calcular a quantidade de dias úteis e faça a consulta da seguinte forma: Dias Uteis = CALCULATE( SUM(dCalendario[Fim Semana]); DATESBETWEEN(dCalendario[Data]; fTabela[primeira_data];fTabela[segunda_data] - 1) ) Isso irá criar uma nova tabela com a quantidade de dias úteis. Se acharam útil, comenta ai! Boa sorte!
  12. Boa tarde, estou tendo uma dificuldade com a formatação visual do texto gerado pela consulta DAX abaixo: Mes nome = FORMAT(dMes nome = FORMAT(dCalendario[Data], "MMMM") ou Mes nome = FORMAT(dCalendario[Data], "Mmmm") Segundo documentação da Microsoft deveria retornar o dado desta forma: Data Mes number Mes nome Mes abrev 01/01/2019 1 Janeiro Jan Porém a consulta DAX acima destacada retorna o dado dessa forma: Data Mes number Mes nome Mes abrev 01/01/2019 1 janeiro jan O que dificulta muito na hora de gerar o storytelling, uma vez que o por exemplo: ao indicar o nome do mês em um tooltip ficaria assim: Mês: janeiro. A solução que achei foi fazer a tabela dCalendário no power query utilizando a função Text.Proper(dcalendário[Mes nome]). Alguém já passou por este problema com a consulta DAX, e qual foi a Solução?
  13. Olá Francisco, você poderia informar em qual área de atuação! Uma vez que temos uma variedade de gamas para a sua pergunta, por exemplo: Dashboard de contratos? Que tipo de contratos: Administrativos, TI, Internacionais? Para que tipo de pessoa: PJ , ONG, Governamentais? Assim, refinando sua pergunta será mais fácil até da comunidade lhe auxiliar melhor. Porque cada tipo de contrato exige uma modelagem diferenciada com regras de negócios diferenciadas. Um forte abraço!
×
×
  • Criar Novo...