Ir para conteúdo

Daniela Cassel

Alunos
  • Total de itens

    3
  • Registro em

  • Última visita

Perfil

Informações adicionais

  • Sexo
    ♀ Feminino
  • Mora em
    RS
  • Nasceu dia
    22-07-1991

Últimos Visitantes

O bloco dos últimos visitantes está desativado e não está sendo visualizado por outros usuários.

Daniela Cassel's Achievements

Aprendiz

Aprendiz (1/6)

0

Reputação

  1. @Rafa Lemos, essa sugestão não garante uma análise 100% confiável, pois não considera a possibilidade da existência de anos atípicos consecutivos. Por exemplo: se, além de 2020, o ano de 2019 também fosse atípico. A fórmula identifica que 2020 é atípico e retrocede para 2019. O cálculo continua utilizando como base um ano atípico...
  2. Pergunta adicional para discussão: No exemplo do Leo, no link que citei no primeiro post, ele busca informação nos últimos anos com as funções DATEADD e SAMEPERIODLASTYEAR. Como podemos tratar períodos atípicos neste histórico considerado, evitando que sejam considerados no cálculo informações muito destoantes da normalidade? por exemplo: um mês que foi impactado por uma greve, ou mesmo um ano inteiro de crise, como foi o caso de 2020 Seria possível fazer uma fórmula similar à do exemplo do Leo, porém que busca a informação dos dois últimos anos típicos? or exemplo, em 2021, em vez de buscar a informação nos anos 2019 e 2020, a formula identifica que 2020 foi um ano atípico (que podemos informar através de uma coluna True/False, por exemplo) e desconsidera o período buscando, então, a informação em 2018 e 2019. Ou ainda, fazer uma medida que substitui os dias/meses atípicos por uma média dos dias típicos..?
  3. Olá, Como geralmente acontece na definição de metas, tenho projeções com um nível de detalhamento menor (sem especificar quantidade por categoria, praça e sentido). Neste vídeo, Leo já mostrou como dividir uma meta geral em um nível de detalhamento menor, baseado na proporção dos últimos dois anos. Porém, dado o atual contexto, fazer a quebra das projeções a partir de 2021 pode ser perigoso, já que a pandemia alterou consideravelmente o comportamento das pessoas. Assim, gostaria de fixar a referência das proporções na média dos anos de 2018 e 2019. Baseado no que Leo mostra no vídeo, escrevi a seguinte formulação: Porém, com essa formulação, o resultado nos visuais mostra apenas resultado na linha de resumo Total, ao passo que, no contexto mensal, o resultado aparece em branco. Investigando, vi que este efeito acontece na medida VEP Proj por conta dos filtros 'dCalendário'[Ano]=2018 e 'dCalendário'[Ano]=2019, dentro das funções CALCULATE. (a partir daqui, pra simplificar, vou continuar com uma medida mais simples do mesmo problema, que ajuda a evidenciar que o problema está realmente nesse filtro dos anos --> VEP 2018 = CALCULATE([VEP], 'dCalendário'[Ano]=2018) Percebi também que esse problema do visual ocorre de maneiras diferentes, dependendo de qual Campo da tabela d'Calendário é colocado nas linhas da matriz: 1) com a hierarquia criada por mim (em amarelo na imagem), o visual fica como eu preciso para fazer a comparação entre 2020 e 2018; 2) com a hierarquia de datas gerada automaticamente pelo PowerBI (em verde na imagem), a matriz separa os anos 2018 e 2020 em linhas diferentes; 3) com a coluna mês/ano (em azul na imagem), acontece o erro que já apresentei acima, em que os meses são retornados em branco. Apesar de a opção 1) apresentar os valores de 2020 e 2018 nas linhas corretas, eu gostaria de utilizar a coluna "mês/ano" nas linhas, pois o relatório ficaria com o visual mais limpo. Existe alguma maneira, de utilizar a coluna "mês/ano" sem que os valores mensais sejam retornados em branco?
×
×
  • Criar Novo...